O Curso visa apresentar as demandas nacionais e internacionais relacionadas ao Desarmamento Humanitário na ótica do ativismo pós-nacional. Trata-se da abordagem de novos paradigmas, como a questão da segurança humana em detrimento às abordagens tradicionais, propostos e sustentados por novos atores das Relações Internacionais contemporâneas, no caso a sociedade civil global, explorando o potencial transformador do "Soft Power". Para tanto, será necessário introduzir o Direito Internacional Humanitário, com enfoque para o Direito de Haia que regula métodos e meios de guerra, passando à atuação da sociedade civil global. Serão apresentados problemas humanitários gerados pelas minas terrestres antipessoal, munições cluster, armas nucleares, transferências de armas e problemas relativos ao desenvolvimento de armas plenamente autônomas. Na sequência, é preciso conhecer que instituições da sociedade civil global tem promovido bandeiras humanitárias, suas proposições políticas e jurídicas internacionais, como a criação, universalização e implementação de tratados internacionais, seus conteúdos e desafios atuais. Introduzida a temática, a metodologia do ativismo da Dhesarme - Ação Brasileira pelo Desarmamento Humanitário será apresentada para que os participantes possam conhecer, participar e apoiar, percebendo na prática os desafios contemporâneos. O Curso é uma forma de preparar novos participantes do projeto de extensão "Desarmamento Humanitário: abordagem política" e ativistas da Dhesarme.
06/05/2016 - Apresentação dos participantes. Delmitação do DIH. Direito de Haia. Desarmamento e Controle de Armas. Segurança internacional e segurança humana. Desarmamento Humanitário. Introdução à temática da Sociedade Civil Global. Debates e dúvidas.
Tarefa: Visitar websites das campanhas internacionais; Dhesarme.org; assistir a filmes.
13/05/2016. Exposição das temáticas relativas à erradicação de minas terrestres antipessoal, munições cluster, controle sobre as transferências de armas, proibição das armas nucleares e das armas plenamente autônomas. Exposição sobre as Campanhas internacionais, seus objetivos e demandas atuais. Debates e dúvidas.
Tarefa: Ler relatórios e posicionamentos; visitar websites para atualização e conhecimento das ferramentas para ativismo. Ler "Proposta de Atuação da Sociedade Civil Latino-Americana pelo Desarmamento Humanitário"
20/05/2016. Identificação dos desafios latino-americanos no Desarmamento Humanitário. Mapear demandas do ativismo humanitário sobre política externa dos países escolhidos como alvo pelos participantes.
Tarefa de conclusão. Elaboração de um posicionamento.
Discentes de Relações Internacionais e Integração
Ativistas
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6