Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Formação em Língua Brasileira de Sinais - Nível Iniciante
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 35
Período do Curso: 19/07/2016 a 19/12/2016
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Medianeira - PR
Espaços de Realização: Escola Bilíngue da AMESFI
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO N° 01/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 35
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793824

Resumo

Diante das propostas apresentadas por documentos internacionais como a "Educação para todos" de Joumtien, em 1990, que veio atribuir o acesso de todos a educação e posteriormente, a Declaração de Salamanca, em 1994, cujo os princípios nortearam a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) no âmbito escolar, consideravelmente, os países delinearam novas estratégias para a eliminação de qualquer forma de preconceito ou discriminação. O ato de aprovação de ambos os documentos formalizou assim, não somente o acesso dessas pessoas a educação, mas ampliou também para outras esferas da sociedade, fortalecendo a participação desses sujeitos. Diante dessas propostas, algumas normatizações direcionaram a esses grupos minoritários, a possibilidade de ingresso nas universidades e no mercado de trabalho. A Cotas sociais, aprovada legalmente, formalizou e obrigou as instituições de ensino superior, empresas e concursos públicos a disponibilizarem um percentual de suas vagas a esses sujeitos, o que veio reservar os direitos, enquanto cidadãos brasileiros. Com essas iniciativas, observou-se na área da surdez, uma crescente procura de profissionais habilitados na LIBRAS, pois com a oficialização da língua em 2002, pela Lei 10.436, o acesso dos surdos as informações, requeria este novo profissional. No entanto, o percentual de pessoas com formação na área não era suficiente para atender a demanda, crescendo então, a oferta de cursos profissionalizantes na época. Entretanto, considera-se que a aquisição desta língua exige inúmeros aspectos que não estão apenas atrelados a língua em si, mas a outros elementos necessários para a real formação desses profissionais, dessa forma, gradativamente, os cursos que ofertavam especializações voltadas a LIBRAS foram se desfragmentando e atualmente, constata-se apenas, cursos básicos, sem aprofundamento teórico e prático e sem o devido aperfeiçoamento desses profissionais. Sendo assim, a ação aqui proposta visa ofertar uma formação inicial de 40 horas as pessoas da comunidade em geral da cidade de Medianeira, e posteriormente, manter o projeto com ações subsequentes de aperfeiçoamento, priorizando não somente a aquisição da língua, mas o seu aperfeiçoamento, direcionando assim, futuros profissionais para a atuarem na área.

 

 


Programação

A ação iniciará no mês de julho com término no mês de dezembro, serão ao todo 20 encontros, no período noturno, uma vez na semana com duração de 02 horas de estudo, totalizando assim, 40 horas. O público alvo deste projeto são pessoas da sociedade que não conhecem ou dominam a Libras, cujo número limite de inscrições possíveis é de 35 pessoas, sendo 30 vagas para a comunidade externa e cinco para a comunidade interna, ou seja, discentes da universidade residentes na cidade sede do projeto.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos da UNILA


Externo:

Pessoas da sociedade em geral


Público Alvo Externo

Pessoas da sociedade em geral



Membros da Equipe

  DINEIA GHIZZO NETO FELLINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DENISE APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Frente da Escola de Educação Bilíngue da Amesfi



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