Este projeto propõe trabalhar com uma Escola de Ensino Médio do município de Foz do Iguaçu contribuindo na construção do conhecimento científico através de três frentes que são a seguir descritas. A primeira constitui na inserção de práticas experimentais na vida acadêmica dos alunos de Ciências, Química, Física ou Biologia do Ensino Fundamental ou Médio por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) ou em Química. Este projeto, além de contribuir para a formação de qualidade dos estudantes do curso de Licenciatura da UNILA, melhorando a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, contribui para valorização do docente que já trabalha na escola pública e, especialmente, melhora a qualidade de formação do aluno desde a etapa inicial de sua vida acadêmica. Geralmente as aulas de Química, Física e até Biologia são vistas pelos alunos como de difícil compreensão e, muitas vezes, tediosas. Os conceitos abordados podem ser abstratos e, às vezes, difíceis de serem contextualizados no cotidiano do aluno. Para minimizar esta problemática e tornar estas aulas mais interessantes e realísticas e, por conseguinte, mais produtivas na construção do conhecimento, os experimentos são considerados bastante efetivos. Os experimentos nestas áreas podem servir para gerar hipóteses, estimular o senso crítico a partir de observações que são feitas, estimular o caráter científico, tornar as aulas mais dinâmicas e buscar soluções para problemas. Entretanto, embora sendo uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, poucas escolas públicas a utilizam. As razões podem ser variadas, desde falta de materiais e locais apropriados para a execução dos experimentos até a indisponibilidade de tempo dos professores. Neste contexto, quanto se pensa em experimentos de Ciências, Química, Física ou Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, é importante considerar aqueles que utilizam materiais baratos, de fácil acesso e que não ofereçam riscos para os alunos, professores e para o meio ambiente. Outra frente seria na construção de uma proposta para tratamento de resíduos da Escola através da elaboração/manutenção de uma composteira no seu espaço físico e visando dar um destino apropriado aos resíduos ali gerados. Também seria organizar a separação de lixo na Escola mostrando que o processo do consumo não se encerra quando descartamos os resíduos. Neste sentido, a comunidade escolar seria, inclusive, um vetor para disseminar este conhecimento fora da Escola. Por fim, este projeto pretende colaborar ou dar início ao evento Feira de Ciências na Escola, visando divulgar e promover o conhecimento adquirido durante parte do período do projeto. A divulgação de trabalhos valoriza os indivíduos e funciona como um convite à inclusão de outros nas comunidades científicas.
discentes
alunos de ensino fundamental ou médio
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