Este curso tem por temática a geopolítica dos principais conflitos e processos de Integração Regional, atualmente em andamento na periferia do Sistema Internacional, especificamente na América Latina, Ásia e África. Parte-se da análise das principais correntes teóricas e modelos analítico-explicativos, que procuram explicar os principais conflitos, processos de cooperação e de integração regional em andamento na periferia do Sistema Internacional, com foco nos processos regionais envolvendo a América Latina, a Ásia e a África. Este curso tem como pano de fundo as Teorias das Relações Internacionais, especificamente aspectos estruturais da formação do Sistema-Mundo capitalista e da formação do Sistema Inter-Estatal Internacional, para analisar os processos de dominação e exercício de hegemonia por parte das grandes potências, assim como os respectivos conflitos gerados por este processo. Também busca analisar as iniciativas contra-hegemônicas de cooperação sul-sul, a formação de coalizões e alianças e processos de integração regional envolvendo países da periferia do Sistema Mundo econômico e do Sistema Inter-Estatal Internacional. Considera-se como central para a compreensão destes processos a análise do pensamento periférico latino-americano, africano e asiático sobre as relações internacionais e, especialmente, referente aos principais aspectos ou dimensões de integração: Integração econômica, Integração Institucional, Integração de infraestrutura e integração no campo da segurança e defesa. Inicia-se com um breve histórico dos conflitos e das primeiras iniciativas de cooperação e integração regionais na América Latina, Ásia e África. São analisados os processos integracionistas desenvolvidos e em andamento na América Latina, Ásia e África, especificamente e de forma ampla, identificando as contribuições dos processos de formação de blocos regionais para o aprofundamento das relações Sul-Sul e da consolidação de um novo padrão de inserção internacional dos países emergentes, incluindo os BRICS. Por fim são discutidos cenários e perspectivas para a Integração Regional na África, Ásia e América Latina na primeira metade do sec. XXI
Atividades de preparação, planejamento e organização dos mini-cursos: 29/02/2016 a 15/03/2016
Ações de divulgação dos mini-cursos junto ao público-alvo: permanente
Atividades de elaboração do material didático do curso: 29/02/2016 a 30/11/2016
Atividades de suporte e desenvolvimento dos mini-cursos: abril a novembro de 2016, com o seguinte cronograma provisório:
I - Atividade - debate: "O Papel dos BRICS nos conflitos e nos processos de Integração Regional na periferia do Sistema Internacional" - maio de 2016. (4 horas-aula).
II - Atividade - minicurso: "Geopolítica dos conflitos e processos de Integração Regional na periferia do Sistema Mundo e do Sistema Inter-Estatal Internacional" - abril de 2016. (12 horas-aula).
III - Atividade - minicurso: "Geopolítica dos conflitos e processos de Integração Regional na África" - maio-junho de 2016. (12 horas-aula).
IV - Atividade - minicurso: "Geopolítica dos conflitos e processos de Integração Regional na América Latina" - agosto-setembro de 2016. (12 horas-aula).
V - Atividade - debate: "Cenários de conflitos e integração regional na América Latina, Ásia e África" - outubro de 2016. (4 horas-aula).
VI - "Geopolítica dos conflitos e processos de Integração Regional na Ásia" - novembro de 2016. (12 horas-aula).
Discentes e Técnicos
Estudantes, Educadores, Professores, Professores da Rede Pública de Ensino, Jornalistas
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6