INTRODUÇÃO: Este projeto de caráter extensionista se propõe a realizar um curso de atualização intitulado “Sistema Único de Saúde e os seus níveis de atenção à saúde: capacitação para lideranças comunitárias” com a finalidade de qualificar os gestores comunitários no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Foz do Iguaçu. No sistema de saúde brasileiro há muitos avanços a serem discutidos. Entretanto na implementação de ações e serviços de saúde, permanecem problemas de ordem gerencial e assistencial que repercutem na qualidade da atenção à saúde de forma negativa. Por ser um sistema de saúde descentralizado os processos de gestão são complexos. Há inúmeros desafios para que o entendimento do funcionamento e da gestão do SUS por aqueles que exercem o controle social. OBJETIVO: Capacitar as lideranças comunitárias que exercem o controle social sobre o Sistema Único de Saúde e sobre os níveis de atenção à saúde com enfoque na atenção primária. MÉTODOS: Este projeto de extensão avaliará a capacitação direcionada aos líderes comunitários. A capacitação será desenvolvida por meio do curso de atualização intitulado “Sistema Único de Saúde e os seus níveis de atenção à saúde: capacitação para lideranças comunitárias”. O público alvo do curso são os líderes comunitários que exercem a função atual de controle social no âmbito local no Conselho Local de Saúde de Unidades de Saúde da Família situadas no Distrito Sanitário Norte do município de Foz do Iguaçu. Previamente à seleção dos participantes do curso, os integrantes do projeto se deslocarão às Associações de Moradores e às reuniões do Conselho Local de Saúde para realização do convite e divulgação do curso. O curso será em nível de atualização, presencial com carga horária de 30 horas, estruturado em dez Unidades de Aprendizagem e terá a duração de 3 meses. A capacitação a ser desenvolvida é baseada na teoria de Paulo Freire (2010) com uso de metodologias ativas com ênfase na problematização. No início e no final do curso será aplicado um questionário do tipo pré e pós-teste com os participantes a fim de avaliar o ganho de conhecimento no decorrer do curso. Na última unidade de aprendizagem do curso será aplicado um questionário de avaliação do curso ministrado na percepção do gestor participante. Os dados gerados nessa ação de extensão serão tabulados e analisados mediante a estatística descritiva e análise univariada. Os aspectos éticos em pesquisa com seres humanos estabelecidos pela Resolução 466/2012 serão respeitados. O projeto de pesquisa dessa investigação será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa para apreciação.
PROGRAMAÇÃO
O curso será em nível de aperfeiçoamento, presencial com carga horária de 30 horas, estruturado em dez Unidades de Aprendizagem e terá a duração de 3 meses. As atividades do curso serão distribuídas em um encontro semanal de 3h por semana.
Os conteúdos do curso buscarão estimular o desenvolvimento de uma postura crítica, contextualizada e produtora de relações que potencializem a resolução dos problemas concretos de forma social e coletiva. Essa orientação redefinirá os papéis do profissional no espaço da mediação dos saberes, qualificando-o como protagonista da educação permanente.
A capacitação a ser desenvolvida é baseada na teoria de Paulo Freire (2010) com uso de metodologias ativas com ênfase na problematização. O curso será baseado em situações-problema, com soluções estruturadas e não estruturadas e/ou questões para reflexão e consulta aos textos de referência do curso, relacionados a estudos de caso em cada Unidade de Aprendizagem.
A avaliação do curso será mediante a resolução dos casos apresentados ao longo de cada Unidade de Aprendizagem e também mediante a apresentação de uma proposta de intervenção para a sua prática de atuação embasada na aprendizagem desenvolvida durante o curso.
4.5.1 Unidades de aprendizagem
1) Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes
2) Direitos e deveres dos usuários do SUS
3) Prevenção e promoção da saúde
4) Níveis de atenção à saúde com enfoque na atenção primária
5) Princípios da atenção primária à saúde
6) Redes de atenção à saúde
7) Gestão do SUS
8) Conselhos de Saúde
9) Mecanismos de Participação Popular
10) Tomadas de decisão em saúde
Docentes da Unila e estudantes dos cursos de medicina e de saúde coletiva
Lideranças comunitárias da região do Distrito Sanitário Norte de Foz do Iguaçu
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