Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Tekoha Guasu - Museologia Social através da Educação Patrimonial na Educação Pública
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 110
Período de Realização: 01/04/2016 a 31/12/2016
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CULTURAS E COMUNICAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 27/2015)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793779


Resumo

O patrimônio, objeto de estudo da museologia, não se restringe ao meio ambiente natural, mas inclui as obras construídas ou alteradas pela ação humana, devendo, portanto, ser tutelado coletivamente, para garantir sua transmissão às gerações futuras. Assim, os bens que constituem o patrimônio cultural devem possuir significado e valor para a coletividade, constituindo referências simbólicas e representando seus distintos grupos integrantes. Diante da agressão e do descarte arbitrário do seu patrimônio, do menosprezo e descredito aos seus direitos culturais, a comunidade é “atingida em relação aos seus valores intangíveis, em face, em especial, do estado coletivo de menosprezo” (BLANK, 2013, p.8). Portanto, é indispensável repensar o patrimônio congregando cultura, identidade e memória, considerando que a cultura nacional fortalece a imagem que a sociedade tem de si, legitimando a salvaguarda do patrimônio cultural, inclusive enquanto campo de conflito entre as diversas leituras e construções possíveis. Pensar o patrimônio cultural de Foz do Iguaçu significa pensar o patrimônio comum para além das Cataratas. Não obstante é necessário pensar para além da memória euro-brasileira, abrindo espaço para outras histórias como a indígena e a africana. Sendo assim refletir sobre o patrimônio de Foz no século XXI implica em pensar a patrimonialização para além da materialidade, contemplando também a valoração de bens de diferentes matrizes culturais, e não apenas o chamado patrimônio de “pedra e cal” português. No contexto da integração na tríplice fronteira, é de suma importância a construção de uma valorização cultural diversificada em prol da consolidação dos direitos culturais fundamentais para uma cidadania latino-americana plena. A educação patrimonial escolar não é o único meio para se chegar a tais anseios, mas indubitavelmente é um dos mais indispensáveis.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes e técnicos administrativo em educação


Externo:

Profissionais, pais e estudantes da educação básica


Público Alvo Externo

Profissionais, pais e estudantes da educação básica



Membros da Equipe

  PEDRO LOUVAIN DE CAMPOS OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LETICIA ORACILDA COSTA PORTO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  GILMA FERNANDES
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  RAFAELLA BARBOSA ALPARONE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANDREZA RAMOS SANTANA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LAIS MARINA PARREIRA SEPULVEDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MARCOS EDUARDO VITORINO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Aula Externa - Marco das 3 Fronteiras durante o Projeto Educação Patrimonial - Etapa II

[Foto não Encotrada!]

Inauguração do Museu Escolar Ayrton Senna durante o Projeto Educação Patrimonial - Etapa I

[Foto não Encotrada!]

Museu Escolar Ayrton Senna - Projeto Educação Patrimonial - Etapa I



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