O patrimônio, objeto de estudo da museologia, não se restringe ao meio ambiente natural, mas inclui as obras construídas ou alteradas pela ação humana, devendo, portanto, ser tutelado coletivamente, para garantir sua transmissão às gerações futuras. Assim, os bens que constituem o patrimônio cultural devem possuir significado e valor para a coletividade, constituindo referências simbólicas e representando seus distintos grupos integrantes. Diante da agressão e do descarte arbitrário do seu patrimônio, do menosprezo e descredito aos seus direitos culturais, a comunidade é atingida em relação aos seus valores intangíveis, em face, em especial, do estado coletivo de menosprezo (BLANK, 2013, p.8). Portanto, é indispensável repensar o patrimônio congregando cultura, identidade e memória, considerando que a cultura nacional fortalece a imagem que a sociedade tem de si, legitimando a salvaguarda do patrimônio cultural, inclusive enquanto campo de conflito entre as diversas leituras e construções possíveis. Pensar o patrimônio cultural de Foz do Iguaçu significa pensar o patrimônio comum para além das Cataratas. Não obstante é necessário pensar para além da memória euro-brasileira, abrindo espaço para outras histórias como a indígena e a africana. Sendo assim refletir sobre o patrimônio de Foz no século XXI implica em pensar a patrimonialização para além da materialidade, contemplando também a valoração de bens de diferentes matrizes culturais, e não apenas o chamado patrimônio de pedra e cal português. No contexto da integração na tríplice fronteira, é de suma importância a construção de uma valorização cultural diversificada em prol da consolidação dos direitos culturais fundamentais para uma cidadania latino-americana plena. A educação patrimonial escolar não é o único meio para se chegar a tais anseios, mas indubitavelmente é um dos mais indispensáveis.
Discentes, docentes e técnicos administrativo em educação
Profissionais, pais e estudantes da educação básica
Aula Externa - Marco das 3 Fronteiras durante o Projeto Educação Patrimonial - Etapa II
Inauguração do Museu Escolar Ayrton Senna durante o Projeto Educação Patrimonial - Etapa I
Museu Escolar Ayrton Senna - Projeto Educação Patrimonial - Etapa I
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