O curso propõe analisar a relação entre a literatura, o meio ambiente e a produção cultural, especificamente a literária. Um dos objetivos é o estudo e a compreensão da linguagem como uma das formas de representação da Natureza e de manifestação da subjetividade. Trata-se ainda de uma proposta de caráter interdisciplinar que pretende, a partir da obra de Paulo Freire e outros educadores, promover uma experiência dialógica, reflexivo-crítica e ativa por parte dos envolvidos no processo de construção do conhecimento.
.Atividade de familiarização dos bolsistas com as escolas públicas da região e os alunos e professores;
Atividades de sensibilização sobre a relação homem e meio ambiente desde a perspectiva da interdisciplinaridade (experiência sensorial e lúdica; reflexão sobre as emoções, intuições e expressões criativas);
Leitura crítica dos textos junto aos alunos, privilegiando a compreensão e a interpretação dos mesmos;
Escolhas de textos literários (ecopoesia, ecofábulas, etc) para serem trabalhados com os alunos;
Leitura de textos em espanhol e português e textos para estimular a criatividade dos alunos para a produção dos mesmos;
Trabalho sobre a morfologia das plantas e sua importância para o ecosistema (atividade interdisciplinar);
Atividade prática na qual os alunos realizarão leitura de poesia e plantarão uma muda de árvore como símbolo da comunhão homem e meio ambiente;
Pesquisa com os alunos dos recursos naturais da região e dos problemas que afetam o meio ambiente (lixo, limpeza pública, moradia, esgotos, etc) e possíveis soluções para os mesmos;
Docente orientador e dois bolsistas
Estudantes das escolas interculturais de fronteira
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