Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Literatura e Ecocritica na Escola II
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 63
Período do Curso: 04/04/2016 a 15/12/2016
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola Municipal Adele Zanotto Scalco
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 27/2015)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 120 Quantidade de Vagas: 70
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793719

Resumo

O curso propõe analisar a relação entre a literatura, o meio ambiente e a produção cultural, especificamente a literária. Um dos objetivos é o estudo e a compreensão da linguagem como uma das formas de representação da Natureza e de manifestação da subjetividade. Trata-se ainda de uma proposta de caráter interdisciplinar que pretende, a partir da obra de Paulo Freire e outros educadores, promover uma experiência dialógica, reflexivo-crítica e ativa por parte dos envolvidos no processo de construção do conhecimento.


Programação

.Atividade de familiarização dos bolsistas com as escolas públicas da região e os alunos e professores;

Atividades de sensibilização sobre a relação homem e meio ambiente desde a perspectiva da interdisciplinaridade (experiência sensorial e lúdica; reflexão sobre as emoções, intuições e expressões criativas);

Leitura crítica dos textos junto aos alunos, privilegiando a compreensão e a interpretação dos mesmos;

Escolhas de textos literários (ecopoesia, ecofábulas, etc) para serem trabalhados com os alunos;

Leitura de textos em espanhol e português e textos para estimular a criatividade dos alunos para a produção dos mesmos;

Trabalho sobre a morfologia das plantas e sua importância para o ecosistema (atividade interdisciplinar);

Atividade prática na qual os alunos realizarão leitura de poesia e plantarão uma muda de árvore como símbolo da comunhão homem e meio ambiente;

Pesquisa com os alunos dos recursos naturais da região e dos problemas que afetam o meio ambiente (lixo, limpeza pública, moradia, esgotos, etc) e possíveis soluções para os mesmos;


Públicos Alvo

Interno:

Docente orientador e dois bolsistas


Externo:

Estudantes das escolas interculturais de fronteira


Público Alvo Externo

Estudantes das escolas interculturais de fronteira



Membros da Equipe

  CRISTIANE GRANDO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LIGIA KARINA MARTINS DE ANDRADE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DANIEL LOPES DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6