Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: integração pela diversidade e interdisciplinaridade
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 8 Público Estimado: 30
Período do Curso: 01/04/2016 a 31/12/2016
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 27/2015)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 130 Quantidade de Vagas: 30
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793708

Resumo

O presente projeto de extensão, com um ano e meio já de realização*,  leva em consideração a necessidade dos cidadãos estrangeiros tanto falantes de espanhol quanto falantes de outras línguas diversas do espanhol residentes em Foz do Iguaçu de terem contato com o ensino formal da Língua Portuguesa falada nesse município, que se caracteriza por ser linguístico-culturalmente bastante diversificado, devido à sua localização na tríplice fronteira. A proposta é favorecer a integração/inclusão linguístico-cultural, uma boa convivência com a língua-cultura do deslocar-se e conviver nesse espaço geográfico fronteiriço, por meio de curso de Língua Portuguesa, desde o nível básico, para os iniciantes em 2016, com possibilidade de oferta de intermediário I, para os que continuarem essa ação de extensão, a ser desenvolvida com embasamento na visão Sociolinguística, a qual considera a heterogeneidade linguístico-cultural, a especificidade necessária no atendimento aos diversos falantes-aprendizes e o respeito à diversidade cultural. Pensamos em ofertar cursos básico e intermediário I no primeiro semestre de 90 horas/aula, sendo 30 horas na modalidade à distância e duas vezes por semana na modalidade presencial, com material didático próprio elaborado com temas que acrescentem cada vez mais conhecimentos a uma convivência harmoniosa com a diversidade linguístico-cultural presente em Foz do Iguaçu, ou seja, que cidadãos residentes em Foz, que ainda não falam Português, possam adquirir pelo menos o necessário para realizarem atividades de compra/venda, informar-se e a outrem sobre assuntos diversos que circulam na comunidade; e que os alunos que estiverem dando continuidade ao curso que começaram em 2015/2, ou conforme demanda em 2016/1, possam seguir no processo de aquisição de competências e habilidades linguístico-culturais necessárias/desejadas. O presente projeto tem por meta ser inclusivo, favorecer o respeito aos diversos povos e línguas-culturas existentes em Foz do Iguaçu; buscar estabelecer uma relação dialógica entre corpo docente e discente no espaço da comunidade desse município; mediante oportunidade de professores aprendizes bolsistas terem uma formação integrada à prática e acompanhada pela coordenação do projeto; mediante abordagem de temas de formação que poderão tornar-se alvo de pesquisas linguístico-culturais. Trata-se de um projeto executável, o qual requer apenas a materialidade já oferecida desde o edital. O presente projeto terá impacto na comunidade do município de Foz do Iguaçu por buscar e favorecer o contato da comunidade estrangeira falante de outras línguas com a Unila. Também em sua finalização, quando serão divulgadas reflexões sobre a trilha metodológica percorrida no processo. Prevê-se a publicação de relatos dessa experiência para a comunidade Unilera e para docentes de Português Língua Estrangeira de vários lugares do Brasil, e até em nível mundial, o que atende à demanda de colaboração para a difusão da Língua Portuguesa na contemporaneidade. Prevê-se ainda a continuidade da ampliação desse projeto em nível de CNPq, a partir desses produtos obtidos, para um atendimento à comunidade ainda maior, e integrando-se a pesquisas futuras. PALAVRAS-CHAVE: Formação Linguística Cidadã para a Integração/Inclusão. Ensino e Formação Docentes. Interculturalidade e PLA. 

*OBSERVAÇÃO: Este projeto teve sua primeira versão em 2014.2, na modalidade de curta duração. Em 2015, nos dois semestres, ampliou bastante o atendimento ao público estrangeiro, e segue com a proposta de continuar atendendo as demandas. Consta aqui na submissão como RENOVAÇÃO - NÃO, porque não consegui consertar.


Programação

O interessado deverá; (1) entrar na página da UNILA, (2) clicar Sistema Integrado de Gestão, (3) clicar SIGAA, (4) clicar Extensão, (5) clicar Visualizar Cursos ou Eventos, (6) clicar nome Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu, (7) clicar na seta da blinha verde "Inscrever-se" (8) entrar com seu email pessoal, caso já seja cadastrado, ou (8) clicar Ainda não possuo Cadastro e fazê-lo. Após entrar com email e senha cadastrados, (9) entrar no sistema. (10) clicar Cursos e Eventos abertos, (11) procurar Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu novamente, (12) FAZER A INSCRIÇÃO. Confirmar a Inscrição. 

 

Abril/2016 - início das aulas

Maio/junho - formação discente; encontros 'on line' com colaboradores internos e externos

Junho - encerramento do primeiro semestre do curso

Agosto - reinício das aulas

Setembro/Outubro/ Novembro - formação discente; encontros 'on line' com colaboradores internos e externos

 


Públicos Alvo

Interno:

docentes, técnicos estrangeiros, alunos estrangeiros que queiram reforçar estudos em PLE


Externo:

estrangeiros trabalhadores/estudantes em Foz do Iguaçu e/ou arredores, permanentes ou temporários


Público Alvo Externo

estrangeiros trabalhadores/estudantes em Foz do Iguaçu e/ou arredores, permanentes ou temporários



Membros da Equipe

  FRANCISCA PAULA SOARES MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SOLANGE VIOLA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  LUIS GONÇALVES
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  DESIDERI MARX TRAVESSINI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ALI SOBHA FAYAD
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  SUELI GUERRERO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  MILENA DO CARMO LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  DANIELLE DA SILVA VICENTE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  BEATRIZ FREITAS JULIO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  WENDY LEDIX
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  KELEN CRISTINA BENJAMIM SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  RAFAEL FONSECA GOMES DANTAS DE MELO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ISABELA BORGES GILES FERRER
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MILENA DO CARMO LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Apresentação do resumo aprovado na X Jornada do CiFeFiL - Português para a Integração

[Foto não Encotrada!]

Apresentação de pôster - X Jornada- CiFeFiL - PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM FOZ DO IGUAÇU

[Foto não Encotrada!]

PLE Itaipu 2015.2

[Foto não Encotrada!]

PLE Itaipu Py 2015.2 - 2

[Foto não Encotrada!]

PLE para Consulado do Paraguai - 2015.1

[Foto não Encotrada!]

Participação na FARTAL - 1o semestre de 2015

[Foto não Encotrada!]

Momento de formação PLE 2015.1



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6