Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera Terrestre.
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 20
Período de Realização: 01/04/2016 a 31/12/2016
Área Principal: 5 - MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho / Parque Tecnológico de Itaipu
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 27/2015)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793695


Resumo

O projeto "Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase ao estudo da atmosfera terrestre". É o terceiro desta série. Esse projeto teve sua primeira edição realizada em caráter piloto, no período de 2013 no Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e, em 2014, foi desenvolvido em Cidad del Este, PY (em duas turmas de Ensino Médio do Colégio Centro Regional de Educación Doctor José Gaspar Rodriguez de Francia). Para a presente versão, as coordenadoras, como ação preliminar do projeto, realizaram o curso de qualificação em Ensino de Astronomia, promovido pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho-(FPTI) e UNIOESTE com carga horária de 60 horas (2o semestre de 2015). Esta nova edição do projeto "Entendendo os Fenômenos da Natureza - ênfase na Atmosfera Terrestre", em formato de curso de extensão, será proferido nas dependências do Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, e tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre a dinâmica atmosférica do planeta Terra, desde os Paleoclimas já predominantes na Terra até a polêmica do Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, em tona atualmente na mídia. Serão feitas aula de campo no Parque Nacional do Iguaçu e Pedreiras na região. Também, terá a elaboração de experiências acessíveis que favoreçam o entendimento e o interesse pelo assunto. Como resultados esperados deseja-se capacitar os discentes a produzirem e empregarem material paradidático de baixo custo a ser apresentado e publicado, e principalmente, entender por meio da metodologia histórico crítica, (GASPARIN, 2015), a fim de capacitar os alunos participantes em pessoas atualizadas e mais ativas quanto aos temas abordados, nas diferentes esferas que possam atuar futuramente, numa nova versão em escolas públicas da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Assim conclui-se que o projeto será de grande valia para o entendimento histórico da formação da atmosfera terrestre, sua dinâmica ao longo dos anos e as possíveis alterações/mudanças que vem ocorrendo e que poderão ocorrer sobre o planeta Terra por meio de cenários a serem discutidos em aula. A atualização dos dados sobre Mudanças Climáticas e sobre temas correlacionados serão o primordiais para o sucesso na realização do curso.


Públicos Alvo

Interno:

alunos de graduação da Unila que tenham interesse no tema abordado.


Externo:

alunos do ensino médio e superior de outras Instituições de Ensino que tenham interesse no tema abordado


Público Alvo Externo

alunos do ensino médio e superior de outras Instituições de Ensino que tenham interesse no tema abordado



Membros da Equipe

  ANA CLARISSA STEFANELLO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JANER VILACA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  DALILA TAVARES GARCIA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  CRISTHIAN ROLANDO AGÜERO DOMINGUEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Foto do Arco Íris artificial elaborado na escola no Paraguai, 2014.



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6