O projeto "Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase ao estudo da atmosfera terrestre". É o terceiro desta série. Esse projeto teve sua primeira edição realizada em caráter piloto, no período de 2013 no Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e, em 2014, foi desenvolvido em Cidad del Este, PY (em duas turmas de Ensino Médio do Colégio Centro Regional de Educación Doctor José Gaspar Rodriguez de Francia). Para a presente versão, as coordenadoras, como ação preliminar do projeto, realizaram o curso de qualificação em Ensino de Astronomia, promovido pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho-(FPTI) e UNIOESTE com carga horária de 60 horas (2o semestre de 2015). Esta nova edição do projeto "Entendendo os Fenômenos da Natureza - ênfase na Atmosfera Terrestre", em formato de curso de extensão, será proferido nas dependências do Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, e tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre a dinâmica atmosférica do planeta Terra, desde os Paleoclimas já predominantes na Terra até a polêmica do Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, em tona atualmente na mídia. Serão feitas aula de campo no Parque Nacional do Iguaçu e Pedreiras na região. Também, terá a elaboração de experiências acessíveis que favoreçam o entendimento e o interesse pelo assunto. Como resultados esperados deseja-se capacitar os discentes a produzirem e empregarem material paradidático de baixo custo a ser apresentado e publicado, e principalmente, entender por meio da metodologia histórico crítica, (GASPARIN, 2015), a fim de capacitar os alunos participantes em pessoas atualizadas e mais ativas quanto aos temas abordados, nas diferentes esferas que possam atuar futuramente, numa nova versão em escolas públicas da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Assim conclui-se que o projeto será de grande valia para o entendimento histórico da formação da atmosfera terrestre, sua dinâmica ao longo dos anos e as possíveis alterações/mudanças que vem ocorrendo e que poderão ocorrer sobre o planeta Terra por meio de cenários a serem discutidos em aula. A atualização dos dados sobre Mudanças Climáticas e sobre temas correlacionados serão o primordiais para o sucesso na realização do curso.
alunos de graduação da Unila que tenham interesse no tema abordado.
alunos do ensino médio e superior de outras Instituições de Ensino que tenham interesse no tema abordado
Foto do Arco Íris artificial elaborado na escola no Paraguai, 2014.
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6