Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 60
Período do Curso: 04/04/2016 a 31/12/2016
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 27/2015)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 180 Quantidade de Vagas: 60
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793693

Resumo

O projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2011 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), visa ao oferecimento de um curso de português como língua-cultura adicional para habitantes da comunidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este que desejam aprimorar sua competência intercultural na produção e interpretação de diferentes textos – orais e escritos – nessa língua-cultura. O curso é uma preparação para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Sendo as aulas ministradas por bolsistas, é necessário realizar encontros semanais para planejamento das aulas e discussão de textos da área de língua-cultura portuguesa para estrangeiros, de avaliação de proficiência, bem como de tópicos sobre adequação linguística, adequação contextual, gênero discursivo e competência gramatical e intercultural. A partir dessas discussões, os bolsistas realizarão as aulas do projeto, buscando desenvolver as habilidades orais e escritas na variedade brasileira da língua-cultura portuguesa e promover diálogos interculturais que permitirão o questionamento de etnocentrismos e o reconhecimento de outras formas de interpretar o mundo e atribuir valores. Com a crescente demanda por um curso de português como língua-cultura adicional e divulgação do curso e do exame Celpe-Bras, espera-se que o projeto tenha continuidade e possa contribuir com a promoção da interculturalidade e com a necessária integração linguística na região latino-americana e caribenha.


Programação

MÓDULO 01

Aula 01 -   02/04  Avaliação de Nivelameto 2016/01

Aula 02 - 09/04   Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 03 -  16/04   Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 04 -   23/04 Avaliação: Simulado do Exame Celpe-Bras 2016/01

 

MÓDULO 02

Aula 01 - 06/08 Avaliação de Nivelamento 2016/02

Aula 02 - 13/08 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 03 - 20/08 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 04 - 27/08 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 05 - 03/09 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 06 - 10/09 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 07 - 17/09 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 08 - 24/09 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 09 - 01/10 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 10 - 08/10 Gêneros Diversos - Produção Oral e Escrita

Aula 11 -  15/10 Avaliação: Simulado do Exame 2016/02

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Comunidade acadêmica


Externo:

Comunidade da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) e do Oeste Paranaense


Público Alvo Externo

Comunidade da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) e do Oeste Paranaense



Membros da Equipe

  SILVANA MARIA MAMANI
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  HENRIQUE RODRIGUES LEROY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6