Este projeto de extensão, cujo pano de fundo é a questão urbana nos territórios de fronteira, especificamente na tríplice fronteira na qual a UNILA está inserida, composta por Foz do Iguaçu, Ciudad del Leste e Puerto Iguazú, tem como objetivo dar continuidade ao projeto de extensão que desenvolvemos no ano anterior, com a participação de 4 extensionistas, 140 estudantes de escolas públicas e o envolvimento da Escola Costa e Silva em Foz do Iguaçu e da Escola Centro Regional de Educación em Ciudad del Este, bem como alguns de seus professores e gestores. Naquele projeto debatemos a questão do direito à Cidade neste espaço urbano marcado pela tríplice fronteira, por meio de uma série de ações metodológicas para captar as representações e percepções que os estudantes elaboram deste espaço urbano. Neste sentido, esta proposta de continuidade buscara debater a relação cidade-campo, considerando a fronteira agrícola e as cidades que respondem as demandas da expansão do agronegócio, conectando cidade-campo aos fluxos econômicos internacionais, sem deixar de apresentar contradições no que tange a vida cotidiana. Neste projeto, manteremos o pano de fundo do projeto anterior de promover o encontro entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar, a Universidade e a Sociedade Local, por meio de algumas de suas instituições escolares, para promover a interlocução entre docentes e discentes universitários e docentes e discentes do Ensino Fundamental e médio. A ideia é que o projeto de extensão continue nos proporcionando vivências e encontros com gestores de unidades escolares, professores e alunos, na elaboração de minicursos e aulas que discutam o papel e as condições das relação cidade-campo neste espaço de fronteira, suas funções, racionalidades e contradições.
discentes e docentes da Unila
Alunos, professores e gestores de escolas públicas
foto 6
foto 7
foto 8
Sequência de algumas das fotos durante o desenvolvimento do projeto
Foto 2
foto 3
foto 4
foto 5
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6