Consubstanciado em uma abordagem metodológica teórico-conceitual e troca de saberes empíricos o curso surge como uma resposta ao tratamento vago ou inexistente das questões étnico-raciais brasileiras, historicamente negligenciadas e muitas vezes escondida em função do preconceito residente dentro da sociedade e das instituições brasileiras. O curso está dividido em 4 encontros e será desenvolvido com a participação ativa dos cursistas, tendo como pautas: as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; o tratamento conferido a questão étnico-racial no meio escolar dos cursistas, a fim de que possam identificar se o abordagem tem sido adequada a erradicação do preconceito étnico-racial, ou se a abordagem, ainda que não intencionalmente, apenas faz perpetrar a cultura do preconceito; além disso também se buscará auxiliar na construção do perfil pedagógico das escolas de modo que possam estar melhor preparados para elaborar e executar o plano de ação de m como a necessidade de implementação que revertam a omissão e a exclusão do meio escolar e social dos grupos historicamente excluídos, como é o caso dos índios e negros. Para tanto, se instigará os professores a delinearem sua realidade, especialmente em relação à escola onde estão inseridos, a fim de que possam construir um olhar crítico modificativo de sua realidade.
Encontro 1 - Agosto de 2015
Encontro 2 - Setembro de 2015
Encontro 3 - dia 21 de outubro de 2015
Encontro 4 - dia 26 de novembro de 2015
Discentes, Docentes, Técnicos Administrativos da Unila
Professores, Diretores, Pedagogos, Agentes Escolares.
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