RESUMO A proposta ora apresentada se vincula a um Programa fomentado pelo MEC/SEB (Secretaria da Educação Básica) denominado Programa Intercultural de Escolas de Fronteira/PEIF. Este programa envolve parceria entre MEC brasileiro e MEC dos países vizinhos das nossas fronteiras nacionais. Atualmente o Programa tem contado com a parceria das Universidades Federais que assumem a tarefa de restar assessoria às escolas envolvidas, promover as formações aos professores de tais escolas, aplicar o diagnóstico sociolinguístico objetivando entender línguas e culturas presentes nas escolas. Em Foz do Iguaçu, o Programa se iniciou há seis anos e, na ocasião, na instituição funcionava como um projeto de extensão coordenado pela Profª Drª Laura Janaína Dias Amato. Na ocasião somente uma escola estava envolvida Escola Municipal Adele Zanoto cuja parceria acontecia com a Escuela Intercultural Bilíngue nº 2 de Puerto Iguazu/Argentina. No ano de 2014 o MEC brasileiro estabeleceu a meta da expansão tanto das fronteiras como das escolas envolvidas. Neste momento, Foz do Iguaçu salta de uma escola para seis escolas que, somando com a escola que já participava passamos para o número de 7 escolas e mais duas escolas em São Miguel do Iguaçu. Portanto, passamos para nove escolas integrando o PEIF. A proposta deste projeto é de tornar o PEIF institucionalizado e, ao mesmo tempo estabelecer uma ponte com as propostas do Programa em nível do MEC. Desta forma, estabelecemos com proposta atender quatro eixos de ação quais sejam: a) Formação de professores, b) aplicação do diagnóstico sociolinguístico, c) realização de seminários e d) realização de reuniões técnicas tanto com gestores das escolas locais, de São Miguel como com a Escuela Intercultural de Puerto Iguazu. Temos a projeção de transformar este projeto em um Programa institucional dada a importância que o mesmo tem para esta fronteira Trinacional. JUSTIFICATIVA/OBJETIVOS Para a realização desta proposta estabelecemos os seguintes objetivos que se seguem: Os objetivos são os seguintes: refletir acerca das questões fronteiriças no tocante a inter e transculturalidade e os impactos nas relações das escolas da tríplice fronteira; Promover formação continuada do corpo docente das escolas que aderiram ao Programa, nos âmbitos prático e teórico envolvidos no PEIF. Oferecer momentos de discussão com gestores escolares acerca da proposta metodológica do PEIF no sentido de que estas reflexões se insiram nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas envolvidas; Realizar seminários de socialização das discussões realizadas nas escolas participantes, incluindo seminário de abertura e de encerramento com convidado externo a ser indicado. Aplicar a pesquisa sociolinguística em três escolas que já manifestaram interesse (Colégio Estadual Sol de Maio, Colégio Estadual Paulo Freire e Colégio Estadual Castelo Branco de São Miguel do Iguaçu. Esta proposta tem uma fundamentação amparada em pesquisas realizadas nesta região conforme a seguir explicitada.
Professores da área de línguas da Unila, técnicos administrativos e alunos colaboradores
Professores de nove escolas públicas de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6