As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Medicina estabelecem a necessidade de um projeto que desde 2006 é fomentado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), envolvendo o desenvolvimento organizacional dos processos de implantação com os elementos necessários para tal empreitada, dentre estes: Carga horária, coordenação, criação de comissão, questionários e matrizes, construídos em parceria com escolas médicas do país ao longo dos últimos 10 anos. O currículo, de forma geral, não contempla de modo apropriado as necessidades de formação dos residentes. Desde 2011 foram realizados vários cursos de Aperfeiçoamento e para Desenvolvimento de Competências Pedagógicas de Tutores e Preceptores de Programas de Residência Médica no Brasil organizados e patrocinados pela ABEM em parceria com a Organização Panamericanana de Saúde (OPAS). Estes cursos tem carga horária distribuída em ambiente presencial e virtual de aprendizagem (AVA) com formação de mais de 300 preceptores. Este projeto é realizado em parceria com as Instituições de Ensino Superior–IES e tem como formatação a criação de Centros Colaboradores quando ministram seu primeiro curso e dando continuidade ao projeto evoluem para Centros de Referência para o Desenvolvimento de Competências Pedagógicas de Preceptores e formação de Tutores. Tem como princípios as Diretrizes do SUS e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 20/06/2014 para o curso de graduação em Medicina e tem como base uma Concepção Pedagógica Problematizadora baseada nos princípios de andragogia. No atendimento à especial demanda de qualificação de preceptores na tríplice fronteira atualmente, há formação em andamento de 2 tutores Juniores, professores do curso de Medicina-UNILA que participam do curso de Formação de Tutores da ABEM. Estes tutores têm como função imediata providenciar parceria da ABEM com a UNILA e fazer todos os preparativos para realizar o primeiro curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Prática da Preceptoria de graduandos e da Residência Médica (CDPPP) na UNILA com início no primeiro semestre de 2015. Diante destas informações, fica evidente que o papel da ABEM fomenta novos centros de formação de preceptores e tutores, reforça fortemente e ampara as necessidades de ensino para o Médico elencados na mais atual versão das DCNs. O curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria (DCPPP) se justifica pelo exposto e encontra-se em posição de vanguarda no Estado do Paraná com a oferta de qualificação para preceptores de Residência Médica e Graduandos de Medicina em Foz do Iguaçu consolidando-se como Centro Colaborador do Projeto Preceptoria da ABEM. Para o CDPPP Serão ofertados 30 vagas, destas, 5 estão garantidas para o corpo docente da UNILA, entretanto, consideramos uma demanda especial que o curso de Medicina-UNILA cria, pois, possui 50% de alunos brasileiros e 50% pertencentes aos países de língua hispânica e francesa (latino-americanos). Estes alunos necessitam de cenários de prática e Residência Médica transnacional, portanto, é relevante e justifica-se a abertura de vagas para nossos vizinhos Paraguai neste contexto de compartilhamento de conhecimentos e saberes com objetivos de atender e qualificar preceptores locais, portanto, o curso de Medicina-UNILA e a ABEM contribuem na Missão institucional da UNILA de integração através de compartilhamento de conhecimentos e saberes para a prática da preceptoria na graduação e Residência Médica. Devido às necessidades internacionais fronteiriças desta região o GT ITAIPU SAÙDE compreendeu a relevância do projeto e atuará como apoiador e patrocinador do evento sem ônus para a UNILA.
docentes do curso de Medicina-UNILA
Preceptores e/ou docentes do curso de Medicina e Residência Médica da UNILA e de outras IES, de Foz do Iguaçu, Brasil e Paraguai.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6