O "Dia da África" como ação de extensão visa a marcar, na UNILA e na região, a comemoração do dia da África, com atividades abertas à comunidade. É de fundamental importância, nos dias de hoje, reforçar uma maior visibilidade e compreensão sobre África, em especial nas suas questões contemporâneas, sem necessariamente vincular ao debate afro-brasileiro, que já tem outras datas festivas. O dia 25 de maio é marcado, pelas Nações Unidas, desde 1972. A data refere-se ao encontro de chefes de estado africanos que ocorreu em Adis Abeba, em 25 de maio de 1963, para enfrentar a subordinação que o continente vinha sofrendo: colonialismo, neocolonialismo e partilha da Africa. Apesar da importância da data, ela é muito pouco comemorada no Brasil. Numa universidade marcada pela perspectiva descolonial, os diálogos do sul, entre América Latina e África, são fundamentais.
11h30 abertura da exposição "A[r]qui-África: a arquitetura africana e a descolonialidade do conhecimento" (título provisório) (previsão de uma semana aberta à visitação)
14h00 mesa-redonda "perspectivas africanas para os diálogos do sul" (título provisório)
16h00 roda de conversa com africanos moradores de Foz do Iguaçu e região
17h00 exibição de filme africano (a definir)
comunidade acadêmica (discentes, docentes, TAEs) interessados no tema
comunidade negra local (em especial povo axé e quilombola)
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6