Qual a finalidade de se ensinar teatro?
Essa questão já foi discutida por muita gente desde o início do que chamamos civilização no ocidente. Aristóteles propunha que se ensinasse teatro pela sua importância estética na formação do ser humano. Já Platão, previa que o teatro servisse de suporte ao ensino de outras matérias. Desde esse tempo, o teatro teve maior ou menor importância, dependendo da época, na formação intelectual, ética, política e sensível do indivíduo.
Nos últimos anos, essa disciplina, ou outras de cunho artístico, tem feito parte do conteúdo das principais escolas do mundo. Nesse sentido, parece que a linguagem teatral propõe uma conexão do ser humano consigo mesmo, com os outros, com o ambiente em que atua, e ainda desenvolve outros aspectos desde motricidade, integração, sensibilização e comunicação, além de outros. Dessa forma, acredito que propor um trabalho de iniciação teatral no Centro de Atenção Integral ao Adolescente - CAIA1 vem ao encontro da valorização, inclusão e profissionalização destes jovens por meio da arte. Por outro lado, esse trabalho aparece como alternativa a falta de espaço físico na Unila para que as atividades de artes cênicas possam ser desenvolvidas, com vistas a Extensão Universitária.
1O Centro de Atenção Integral ao Adolescente é o resultado de um longo caminho em busca de respostas eficazes à demanda reprimida de centenas de adolescentes residentes no bairro Porto Meira, no que diz respeito a lazer, agregação, espaços de crescimento sadio e saúde. Fonte: www.scnsa.org.br/site/caia.php
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Elaboração do projeto
x
Comunicação
Práticas
Reflexão da experiência
Comunidade acadêmica
Adolescentes que estão vinculados ao Centro de Atenção Integral ao Adolescente
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6