INTRODUÇÃO: Este projeto de caráter extensionista se propõe a realizar um curso intitulado “Diagnóstico de saúde da população” com a finalidade de qualificar os profissionais da atenção primária e estudantes de medicina. OBJETIVO: Capacitar os profissionais da atenção primária e acadêmicos de medicina sobre o diagnóstico de saúde populacional. MÉTODOS: Ação de extensão com a proposta de desenvolvimento de uma intervenção educacional para o público alvo constituído acadêmicos do 2º período do curso de medicina da Unila e de médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde e gerentes das Unidades de Saúde da Família do município de Foz do Iguaçu. Serão capacitados os profissionais de 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família no ano de 2015. O curso terá a duração de 30 horas para os médicos, enfermeiros, gerentes e dentistas. Entretanto, o curso terá a duração de 45h para os acadêmicos do curso de medicina da Unila e para os agentes comunitários de saúde. O curso abordará as seguintes temáticas: Planejamento em saúde; Diagnóstico de saúde de uma população; Estimativa rápida; Georreferenciamento; Mapa Dinâmico; Análise dos dados; Intervenção em saúde. A capacitação a ser desenvolvida é baseada na teoria de Paulo Freire (2010) com uso de metodologias ativas com ênfase na problematização. No início e no final do curso será aplicado um questionário do tipo pré e pós-teste com os participantes a fim de avaliar o ganho de conhecimento no decorrer do curso. No último dia do treinamento será aplicado um questionário a fim de avaliar o treinamento. Os dados gerados nessa ação de extensão e serão tabulados e analisados.
3 PROGRAMAÇÃO
3.1 Público-alvo
O curso de extensão será ofertado aos médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde de equipes da Estratégia Saúde da Família previamente seleciondas por serem campos de estágio dos alunos do curso de medidcina da Unila.
Além dos profissionais, serão abertas 60 vagas para alunos do 2º semestre do curso de medicina da Unila para participarem do curso.
3.2 Mobilização dos gestores
Previamente à seleção dos profissionais que participarão do curso, a coordenação de atenção primária do município foi contactada e a proposta da capacitação recebeu a aprovação da gestão para iniciar as atividades.
3.3 Estrutura do curso
O curso será em nível de aperfeiçoamento, presencial com carga horária de 30 horas para médicos, enfermeiros, dentistas e gerentes das unidades básicas de saúde. Entretanto para o público-alvo dos agentes comunitários de saúde e acadêmicos do curso de medicina o curso terá a duração de 45h devido o fato de apresentar implementação de ações na unidade básica de saúde decorrentes do conhecimento adquirido.
O curso será realizado no período de abril a junho no primeiro semestre e de agosto a dezembro no segundo semestre de 2015.
Os conteúdos do curso buscarão estimular o desenvolvimento de uma postura crítica, contextualizada e produtora de relações que potencializem a resolução dos problemas concretos de forma social e coletiva. Essa orientação redefinirá os papéis do profissional no espaço da mediação dos saberes, qualificando-o como protagonista da educação permanente.
A capacitação a ser desenvolvida é baseada na teoria de Paulo Freire (2010) com uso de metodologias ativas com ênfase na problematização. O curso será baseado em situações-problema, com soluções estruturadas e não estruturadas e/ou questões para reflexão e consulta aos textos de referência do curso.
A avaliação do curso será mediante a participação, discussão e implementação de ações na unidade básica de saúde.
3.4 Conteúdos de aprendizagem
Os conteúdos de aprendizagem a serem abordados no curso são:
1) Planejamento em saúde;
2) Diagnóstico de saúde de uma população;
3) Estimativa rápida;
4) Territorialização
5) Georreferenciamento com o uso do QGiz;
6) Mapa dinâmico;
7) Análise dos dados;
8) Educação popular em saúde
9) Intervenção em saúde.
3.5 Cenário
O curso para os profissionais médicos, enfermeiros, dentistas e gerentes das unidades básicas de saúde será desenvolvido nas próprias repartições da Unila. Serão utilizadas salas de aula do curso de medicina e o laboratório de informática.
Para os agentes comunitários de saúde e acadêmicos de medicina o curso será desenvolvido na área de abrangências da unidades básicas de saúde da família e também no laboratório de informática da Unila.
3.6 Coleta de dados
No início e no final do curso será aplicado um questionário do tipo pré e pós-teste com os participantes a fim de avaliar o ganho de conhecimento no decorrer do curso. O questionário é estruturado com 15 questões sob o formato de julgamento de afirmativas e verdadeiro ou falso.
Na última unidade de aprendizagem do curso será aplicado um questionário de avaliação do curso ministrado na percepção do gestor participante.
3.7 Análise de dados
Os dados gerados nessa ação de extensão serão tabulados e analisados mediante a estatística descritiva.
3.8 Parcerias institucionais
Essa proposta de extensão proposta pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem a parceria do Centro de Controle de Zoonozes, Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. O Centro de Controle de Zoonoses conduzirá a discussão e o debate sobre o georreferenciamento e o treinamento no sistema do QGiz.
discentes do curso de medicina
profissionais da atenção primária
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6