Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Educação Patrimonial - Etapa II: Debatendo Museologia Social na Educação Pública.
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 310
Período de Realização: 30/04/2015 a 31/12/2015
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CULTURAS E COMUNICAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Estadual Bartolomeu Mitre
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO N° 08/2015)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793546


Resumo

O patrimônio, objeto de estudo da museologia, não se restringe ao meio ambiente natural, mas inclui as obras construídas ou alteradas pela ação humana, devendo, portanto, ser tutelado coletivamente, para garantir sua transmissão às gerações futuras. Assim, os bens que constituem o patrimônio cultural devem possuir significado e valor para a coletividade, constituindo referências simbólicas e representando seus distintos grupos integrantes. Diante da agressão e do descarte arbitrário do seu patrimônio, do menosprezo e descredito aos seus direitos culturais, a comunidade é “atingida em relação aos seus valores intangíveis, em face, em especial, do estado coletivo de menosprezo” (BLANK, 2013, p.8). Portanto, é indispensável repensar o patrimônio congregando cultura, identidade e memória, considerando que a cultura nacional fortalece a imagem que a sociedade tem de si, legitimando a salvaguarda do patrimônio cultural, inclusive enquanto campo de conflito entre as diversas leituras e construções possíveis. Pensar o patrimônio cultural de Foz do Iguaçu significa pensar o patrimônio comum para além das Cataratas. Não obstante é necessário pensar para além da memória euro-brasileira, abrindo espaço para outras estórias como a indígena e a africana. Sendo assim refletir sobre o patrimônio de Foz no século XXI implica em pensar a patrimonialização para além da materialidade, contemplando também a valoração de bens de diferentes matrizes culturais, e não apenas o chamado patrimônio de “pedra e cal” português. No contexto da integração na tríplice fronteira, é de suma importância a construção de uma valorização cultural diversificada em prol da consolidação dos direitos culturais fundamentais para uma cidadania latino-americana plena. A educação patrimonial escolar não é o único meio para se chegar a tais anseios, mas indubitavelmente é um dos mais indispensáveis.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes e técnicos administrativo em educação


Externo:

Profissionais, pais e estudantes da educação básica


Público Alvo Externo

Profissionais, pais e estudantes da educação básica



Membros da Equipe

  PEDRO LOUVAIN DE CAMPOS OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LETICIA ORACILDA COSTA PORTO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Aula Externa - Marco das 3 Fronteiras

[Foto não Encotrada!]

Capa do Livreto

[Foto não Encotrada!]

Mimeógrafo - Acervo Histórico-Cultural

[Foto não Encotrada!]

Máquina de Datilografar - Acervo Histórico-Cultural

[Foto não Encotrada!]

Fotos - Acervo Histórico-Cultural

[Foto não Encotrada!]

Aula Externa - Montagem

[Foto não Encotrada!]

Matéria no Jornal Gazeta do Iguaçu - 10/04/2015



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