Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Pensar Global agir Local: as RI nas políticas Públicas da Tríplice Fronteira
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 280
Período de Realização: 02/02/2015 a 31/12/2015
Área Principal: 9 - ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793518


Resumo

Este projeto de Extensão tem como objetivo auxiliar o poder público local de Foz do Iguaçu no que tange a pensar Políticas Públicas a partir da realidade geoestratégica da região da Tríplice Fronteira. O envolvimento da comunidade universitária no debate acerca dos problemas locais e no desenvolvimento de possíveis soluções apresenta-se como fundamental no processo de integração da Universidade na Comunidade Local. Sendo esse um dos pilares da universidade pública, fundamental ao desenvolvimento de discentes e docentes, bem como o transbordamento do conhecimento e inovação produzidos na universidade à comunidade. Neste sentido partindo de uma perspectiva da compreensão do local, a partir de uma mirada global, o projeto pretende desenvolver em parceria com instituições locais propostas de Políticas Públicas em relação a migrações e identidade na fronteira(i), educação, democracia e cidadania (ii) e fronteira para diplomacia e cooperação internacional. Essas instituições locais seriam o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (CODEFOZ), a Casa do Migrante, a Subsecretaria Municipal de Relações Internacionais de Foz do Iguaçu (entre outros setores do poder público local, as instituições públicas e privadas de ensino superior da região e escolas públicas municipais. Foz do Iguaçu por sua localização geográfica e importância geopolítica (tríplice fronteira) é uma cidade cuja dinâmica migratória, tornou o multiculturalismo uma realidade identitária, que certamente tende a se fortalecer com a consolidação da Universidade Federal de Integração Latino-Americano (UNILA). Neste sentido, pensar políticas públicas de migração e identidade a partir de uma ótica das Relações Internacionais além da importância (estratégica, sociopolítica e econômica), se torna uma necessidade para a sociedade de foz, uma obrigação para o poder público de Foz do Iguaçu e um desafio para a UNILA. Para auxiliar no suprimento das necessidades sociais, no cumprimento de uma das obrigações do poder público local e no enfrentamento dos desafios e objetivos da UNILA que o projeto: Pensar Global agir Local: as RI nas políticas Públicas da Tríplice Fronteira, nasceu. Para isto, ele foi estruturado em três grandes eixos interdisciplinares: Migrações e Identidade; Educação, democracia e cidadania; e, fronteira paradiplomacia e cooperação internacional. Esses eixos serão as bases para a interação entre Universidade (Professores, alunos, Técnicos Administrativos), poder público e demais organizações da sociedade local. Deste modo se evidencia a importância e a relevância do projeto tanto do ponto de vista formação (ensino e pesquisa), já que permite uma aproximação da UNILA (professores, alunos, Técnicos) com o poder público e principalmente com a sociedade. Esta aproximação passa pela apreensão, compreensão e aceitação dos complexos processos migratórios e as identidades geradas pela mesma; que passa necessariamente pela ampliação da educação e da formação sem a qual, fica difícil pensar em democracia e cidadania. Assim, entende-se que educação, democracia e cidadania, numa cidade constituída por migrações e identidades complexas é pré-requisito para pensar as relações públicas e internacionais da Tríplice Fronteira, o que justifica a terceira linha do projeto: Diplomacia e Cooperação Internacional. A formação de discentes e docentes é beneficiada ao passo que permite a esses aplicar e experimentar conceitos e teorias desenvolvidas nas Relações Internacionais, na Ciência Política, Sociologia e Economia. A contribuição no desenvolvimento de políticas públicas inovadoras e inclusivas faz parte da missão institucional da universidade pública bem como do papel do cidadão. Estabelecer e aprofundar laços entre a sociedade local e a comunidade universitária apresenta-se como um dos mais importantes resultados esperados pelo presente projeto de extensão. A formação cidadã, a multiculturalidade, o desenvolvimento sustentável e inclusivo, cooperação, e a democracia apresentam-se como valores norteadores das ação do presente projeto em seus três eixos. Em suma, Pensar Global agir Local: as RI nas políticas Públicas da Tríplice Fronteira, espera contribuir, no bem estar social, econômica, política e cultural da Tríplice Fronteira auxiliando os tomadores de decisão na elaboração de políticas públicas, adequadas para a especificidade de Foz do Iguaçu., Participar na formação e conscientização sobre a importância da democracia e da cidadania para o bem de todos, por fim, gerar um conhecimento compartilhado entre Universidade, Sociedade e Poder público capaz de facilitar as negociações (diplomacia) e a cooperação na região da Tríplice Fronteira.


Públicos Alvo

Interno:

discentes e docentes do ILAESP


Externo:

CODEFOZ, Prefeitura, Casa do Migrante, Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu, Escolas Municipais de Educação, Instituições de ensino superior


Público Alvo Externo

CODEFOZ, Prefeitura, Casa do Migrante, Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu, Escolas Municipais de Educação, Instituições de ensino superior



Membros da Equipe

  MAMADOU ALPHA DIALLO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  KAREN DOS SANTOS HONORIO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  FELIPE CORDEIRO DE ALMEIDA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  FABRICIO RIDISSI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

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