A presente proposta visa dar continuidade a projeto de curta duração aprovado em edital PROEX 013/2014. Na modalidade de curso de extensão, o curso de alemão “Alles Klar?” visa suprir uma demanda crescente da comunidade acadêmica em iniciação e capacitação em línguas estrangeiras modernas. O curso visa proporcionar conhecimentos da língua e das culturas em língua alemã, proporcionando ao aprendiz noções iniciais de comunicação oral e escrita.
O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e adicionais estão cada vez mais demandadas no mundo globalizado; o inglês já é tratado e difundido como língua franca (DEWEY, 2007) e com isso aprender outras línguas, além do inglês, torna-se cada vez mais um diferencial.
A língua alemã é a nona mais falada no mundo e a língua com forte potencial econômico e científico na Europa (AMMON, 2004), além de possuir variantes em diversos lugares do mundo com status de língua minoritarizada, inclusive no Brasil e em outros países da América Latina. Desta forma, a aprendizagem da língua é atrativa tanta para descendentes de alemães como interessados em conhecer outras culturas e outras perspectivas, pois, conforme afirma Jordão (20XX) "a sala de aula de língua estrangeira é um local onde se estabelece o contato com formas de entendimento diferentes daquelas legitimadas pela cultura nacional", assim, o contato com outras línguas é importante para refletir e repensar a própria língua e cultura.
Neste projeto o ensino da língua e cultura alemã é visto a partir de uma perspectiva pós-moderna da língua, utilizando-se de uma abordagem discursiva, pensando a língua como ideologicamente marcada e construtora de sentidos (JORDÃO, 2010). Desta forma, ensinar e aprender alemão nesta perspectiva vai além de ensinar o código linguístico e uma cultura pré-determinada; é o ensino construído com e pelo agentes do processo ensino-e-aprendizagem, transformando assim o processo em uma aprendizagem efetiva, contribuindo para a reflexão de si e do Outro pelo aprendente e pelo ensinante, estes vistos aqui como pertencentes a um processo dinâmico de trocas e construção de conhecimento.
Assim, a perspectiva de ensino de língua aqui apresentada compreende língua e cultura como processos discursivos, capazes de ir além do código e objetivando o aprendizado da línguacultura Outra e a reflexão sobre a própria línguacultura, desta forma, concordamos com Jordão (20XX), pois "conceber língua como discurso, dentro desta visão, significa perceber as estruturas de poder que permeiam a língua; significa conceber o conhecimento como determinado social e lingüisticamente; significa entender língua e cultura como indissociáveis, ou seja, inseparáveis não apenas porque sua união seja desejável, ou mesmo altamente recomendável, mas porque mesmo que o quiséssemos não as poderíamos separar."
Devido a metodologia utilizada, os conteúdos programáticos serão estabelecidos com temas e a partir de cada um desses serão estabelecidos os conteúdos específicos relacionados à gramática, vocabulário e gêneros textuais. Os temas para cada semestre são:
Conteúdo temático:
1ºsemestre 2015 - Nível A1.1
Eu por mim mesmo
Minha rotina
Meus estudos/ trabalhos
2º semestre 2015 Nível A1.2
Minha cidade/ meu país
Viagens
Mídia
Comunidade acadêmica da Unila
comunidade da região
Propaganda curso_Alles klar? 2014
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6