A partir de 2002, a comunidade surda, usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) avança positivamente na questão linguística e, por conseguinte, nas esferas política, social, cultural e educacional, isto porque, neste referido ano foi oficializada a LIBRAS como língua de expressão e comunicação dos surdos. Posteriormente, o Decreto nº 5626/2005 veio regulamentar essa lei e criar alguns adendos que contribuíram decisivamente para avanços na área como a formação dos profissionais que atuam como Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILS), Instrutores surdos e professores bilíngues, além disso, veio efetivar a responsabilidade das instituições de ensino, tanto federais, estaduais e municipais quanto a oferta da disciplina de LIBRAS, bem como, a difusão da mesma. Sendo assim, a Universidade Federal de Integração Latino-Americana, enquanto instituição de ensino superior deve promover a difusão dessa língua cumprindo o que exige a lei e contribuindo para o reconhecimento social dessa língua, para isso, o presente projeto de extensão tem como premissa ofertar o curso básico de LIBRAS para a comunidade acadêmica da UNILA, bem como, para a comunidade em geral. O intuito é que tanto os funcionários quanto os docentes que irão atuar diretamente com os surdos tenham domínio da língua, como também, que essa oferta abranja a sociedade em geral, contribuindo para a inclusão social dos surdos nas diferentes esferas sociais.
O Projeto de Extensão “Curso Básico de LIBRAS” será ofertado uma vez na semana no período noturno na UNILA Centro, entre os meses de março a dezembro. Cada encontro contará com duas horas de estudo. O público alvo deste projeto são pessoas da sociedade e funcionários da UNILA, cujo, número limite de inscrições possíveis é de 30 pessoas.
Os instrumentos utilizados para auxiliar no projeto serão Datashow, notebook e as apostilas que deverão ser adquiridas pelos cursistas. A abordagem do projeto será de caráter qualitativo, pois, há uma proximidade entre os cursistas e o objeto de estudo do projeto, ou seja, os surdos e a LIBRAS. Durante o período do curso, serão realizadas atividades avaliativas dos alunos para que se possa compreender as dificuldades de aprendizagem em relação à língua e o nível de conhecimento adquirido. Além disso, ao término do mesmo, será realizada uma avaliação do curso, mensurando a sua importância para a sociedade e para o processo de inclusão e comunicação dos surdos.
Funcionários da UNILA
Professores da rede pública de ensino
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