O presente projeto pretende ser um espaço de capacitação de lideranças, professores e comunidades indígenas Guarani do oeste paranaense, região de fronteira, ao mesmo tempo que busca dialogar com a memória indígena em torno das ações do Estado brasileiro como violador de direitos na segunda metade do século XX, quando a referida população perdeu suas terras em três processos distintos: colonização; criação do Parque Nacional do Iguaçu; e construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional. Nas oficinas utilizaremos a pedagogia da memória visual, através de documentos, fotografias e vídeos facilitando o afloramento da memória e contribuindo para os registros dos mesmos e sua devolutiva as respectivas comunidades para trabalhos nas escolas e em outros espaços sociais das comunidades.
Atividade 1: Estudos sistematizados da historiografia e etnografia histórica e contemporânea da população Guarani na região oeste do Paraná e da fronteira, produzida pelo Estado e pesquisadores.
Atividade 2: Preparação e execução de 05 (cinco) oficinas em 05 (cinco) diferentes aldeias sobre o tema – uma em cada aldeia com duração de 08 horas
Atividade 3: sistematização das pesquisas e produção de material para as escolas das comunidades indígenas
Atividade 4: Fomentar novos pesquisadores e submissão de ao menos dois artigos em cadernos científicos.
Atividade 5: divulgação dos resultados em atividades na UNILA
Professores, alunos e técnicos
Professores, Alunos, Lideranças e membros das comunidades Guarnai
Escola na aldeia Añanteté
Vista parcial das aldeias Itamarã e Añanteté
Encontro com lideranças Guarani de Ocoy, Itamarã e Añanteté
Escola na Aldeia Itamarã
Interior da TI Añanteté
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