Os jovens e adultos defasados da idade escolar, majoritariamente trabalhadores ou desempregados, precisam alfabetizar-se ou aumentar seu nível educativo formal e não formal. Existem políticas, programas, projetos e atividades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nacionais e internacionais, mas insuficientes e aquém do dever ser enunciado nos estudos e políticas públicas, (UNESCO, 2009, 2011). Por isso, há necessidade de integrar esforços entre países, instituições, profissionais da educação de jovens e adultos e outros para desenvolver a EJA em seus aspectos conceituais, políticos, organizativos, metodológicos, entre outros. Na UNILA, para realizar sua missão institucional de integração de América-Latina, é oportuno e necessário desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares como as de ensino-aprendizagem, de construção de conhecimentos, e de formação dos formadores de EJA. Nesse sentido, é necessário colocar a EJA, como objeto de estudo e de práticas sociais, na universidade e na agenda de políticas educativas Latino-Americanas. Docentes e estudantes podem contribuir, desenvolvendo pesquisas cuja gestão e realização mediante metodologias de caráter formativo e de construção coletiva contribuam para a ocorrência desses pensamentos integracionistas. A cátedra Paulo Freire diferencia-se das outras da UNILA, porque seus objetivos e metodologias são um processo contínuo de pesquisa, docência e extensão, por meio de atividades para formação de educadores e cidadãos que contribuam estendendo atividades para integração da América Latina. A Cátedra, como parte da estrutura acadêmica da UNILA, materializa e viabiliza suas atividades junto a diferentes grupos sociais e instâncias políticas e administrativas. É parte do componente curricular de um curso de especialização em Formação de Formadores para EJA, em proposição para ser ofertado pela UNILA. As atividades a realizar, tanto do curso como da Cátedra, seguem a perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, a alfabetização e a educação de adultos são instrumentos que capacitam, podem suscitar esperança e são vetores de mudança. Diante do exposto, o objetivo geral é: desenvolver processos educativos com o intuito de que instituições e pessoas, vinculadas à UNILA, possam contribuir com a integração da América Latina, tendo entre seus principais fundamentos o pensamento de Paulo Freire, no referente aos processos de EJA realizados por países ibero-americanos e diversas instituições governamentais, educativas, ONGs e outras. Para alcançar os objetivos do projeto serão realizadas inúmeras atividades, sendo as maiores, ao longo de cada ano, um ou dois encontros presenciais, duas ou mais videoconferências e o curso de especialização de Formadores de Formadores em EJA.
estudantes, técnicos e professores
gestores, docentes, decisores de governo, coordenadores de ONGs, empresários, profissionais ligados à educação em saúde, entre outros
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6