As experiências prático-projetuais entre o Artesanato, a Arquitetura e o Design são o tema do projeto Territórios do Saber-Fazer que tem por objetivo compreender o universo dos detentores de conhecimento de técnicas na região da tríplice fronteira. A presente proposta , dando continuidade a um projeto de extensão de curta duração em andamento, pretende consolidar um Programa de Extensão da UNILA para as artes do saber-fazer, que, em conformidade com as ações de extensão pretende ,em futuro próximo, desenvolver pelo menos três projetos na área do Artesanato vs Atividade Projetual (Arquitetura, Design e Artes). Neste sentido, o projeto Territórios do Saber-Fazer pretende fortalecer uma interlocução entre, de um lado, a atividade projetual intuitiva do Artesanato e do Saber-Fazer, e de outro, a atividade projetual instrumental da Arquitetura e do Design . Esta compreensão visa organizar futuramente um rede de interação entre os Mestres de oficio, Arquitetos e Designers, para organizar uma prátiva de atividade projetual que permita o surgimento de alternativas tecnológicas sustentáveis e com forte relação com as culturas latino-Americanas. As formas de partilha desses resultados se dará pelo projeto de produtos e pelo tesauro online de tecnologias e técnicas como forma de proteção e disseminação de tais técnicas e de seus detentores. Se, na primeira fase, relativo ao projeto de curta duração em andamento, a proposta de projeto buscou a compreensão das práticas projetuais que são utilizadas pelo(a)s criadores da região da tríplice fronteira, através de um primeiro mapeamento dos mestres de ofício, suas técnicas e modos de compreensão da atividade criativa, como forma de elencar a descrição dos sujeitos envolvidos, a natureza das práticas produtivas, produtos e tecnologias utilizadas, as técnicas e formas de organização produtiva, noções de economia, noções de bem viver e noções de qualidade de vida envolvidas na pratica do saber-fazer. Nesta segunda fase, o projeto pretende desenvolver ações projetuais que tratem de agregar de forma participativa as técnicas artesanais com a formação de públicos para a produção artesanal, destacando a necessidade de uma metodologia participativa de projeto, para o desenvolvimento de materiais, técnicas e tecnologias como forma de dar visibilidade ao acervo de saberes da região da Triplice Fronteira. Numa perspectiva de continuidade, esta proposta de extensão tem como elemento fundador atender uma necessidade emergente dos setores artesanais do desenvolvimento de novos produtos e a busca de materiais e tecnologias alternativas que possam incrementar a cartela de produtos disponibilizados para a comunidade em geral permitindo ver o artesanato como uma forma produtiva contemporânea, sustentável e com forte interlocução com a formação de cadeias produtivas para o desenvolvimento regional. A perspectiva é de formar recursos humanos nos artesãos e mestres de ofício, em conjunto com os alunos e docentes da UNILA, aptos para atuar como ligação com as tecnologias sociais e sustentáveis do artesanato de forma a consolidar a UNILA como um ator para o desenvolvimento regional, favorecendo a articulação institucional para a participação em programas locais, regionais , federais e internacionais para a renovação das artes do saber-fazer. A perspectiva é de que a UNILA possa desenvolver uma expertise no desenvolvimento regional através de técnicas e tecnologias baseadas em alternativas locais e sustentáveis de produção.
Alunos, Técnicos e Professores da UNILA interessados em Artesanato, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional
Artesãos, Mestres de Ofício, Cooperativas de Artesanato e interessados em Artesanato, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional
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