Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: TANDEM: Pedalando juntos em Espanhol e Português
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 100
Período de Realização: 01/02/2015 a 31/12/2015
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: PTI
UNILA CENTRO
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793478


Resumo

O objetivo principal deste projeto de extensão é oferecer aos servidores e alunos da UNILA e à comunidade da tríplice fronteira um método complementar às aulas de línguas tradicionais para o aprendizado de espanhol e português. Assim, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre servidores e alunos da universidade com interessados da comunidade externa, vivendo na tríplice fronteira, onde metade dos participantes será falante de espanhol como língua materna e a outra metade de português. Para a formação de nossos discentes, esperamos contribuir com a oferta de um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo no aprendizado de línguas. Nossa meta maior, contudo, será oferecer aos servidores de nossa universidade um espaço para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, buscado mais prontamente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e ideologicamente, em toda a América Latina. Como resultado, ambicionamos a formação de aprendizes de línguas autônomos e conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, esse projeto continua sendo como experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta alternativa/complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade. Para nosso público, reiteramos, o bilinguismo é um imperativo fundamental na sua vida cotidiana, tanto profissional quanto pessoal e social, assim, acreditamos que o desenvolvimento do aprendizado em autonomia contribuirá para o desenvolvimento social, profissional, cultural e linguístico de nossa comunidade. Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Línguas Próximas; Português LE; Espanhol LE


Públicos Alvo

Interno:

ALUNOS E FUNCIONÁRIOS


Externo:

FUNCIONÁRIOS DA ITAIPU E MORADORES DA TRÍPLICE FRONTEIRA


Público Alvo Externo

FUNCIONÁRIOS DA ITAIPU E MORADORES DA TRÍPLICE FRONTEIRA



Membros da Equipe

  LIGIA KARINA MARTINS DE ANDRADE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  GASTON COSENTINO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  FERNANDA CHICHORRO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  LARISSA PAULA TIRLONI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CARLA DE SOUSA GOMES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  SELMA APARECIDA PEDRO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  DIEGO KIILL
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  VIVIANI BUSKO SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  WENDY LEDIX
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SERGIO ANDRES MUNEVAR CADENA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Tandem nas aulas de línguas 3

[Foto não Encotrada!]

Tandem nas aulas de línguas 1

[Foto não Encotrada!]

Tandem nas aulas de línguas 2



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6