O objetivo principal deste projeto de extensão é oferecer aos servidores e alunos da UNILA e à comunidade da tríplice fronteira um método complementar às aulas de línguas tradicionais para o aprendizado de espanhol e português. Assim, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre servidores e alunos da universidade com interessados da comunidade externa, vivendo na tríplice fronteira, onde metade dos participantes será falante de espanhol como língua materna e a outra metade de português. Para a formação de nossos discentes, esperamos contribuir com a oferta de um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo no aprendizado de línguas. Nossa meta maior, contudo, será oferecer aos servidores de nossa universidade um espaço para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, buscado mais prontamente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e ideologicamente, em toda a América Latina. Como resultado, ambicionamos a formação de aprendizes de línguas autônomos e conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, esse projeto continua sendo como experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta alternativa/complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade. Para nosso público, reiteramos, o bilinguismo é um imperativo fundamental na sua vida cotidiana, tanto profissional quanto pessoal e social, assim, acreditamos que o desenvolvimento do aprendizado em autonomia contribuirá para o desenvolvimento social, profissional, cultural e linguístico de nossa comunidade. Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Línguas Próximas; Português LE; Espanhol LE
ALUNOS E FUNCIONÁRIOS
FUNCIONÁRIOS DA ITAIPU E MORADORES DA TRÍPLICE FRONTEIRA
Tandem nas aulas de línguas 3
Tandem nas aulas de línguas 1
Tandem nas aulas de línguas 2
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6