Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: (Re)Construindo línguas-culturas da comunidade fronteiriça de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguaçu
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 202
Período de Realização: 01/02/2015 a 31/12/2015
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793467


Resumo

O projeto Re(Construindo) línguas-culturas na comunidade fronteiriça de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú baseia-se no entendimento de que nem sempre uma região que celebra a imagem da diversidade cultural e linguística promove de fato a interculturalidade, o plurilinguismo e uma convivência respeitosa com as especificidades linguísticas e culturais dos grupos que a compõem, o que conduz à necessidade de uma sensibilização para essas questões. O projeto em foco consiste em promover a interação de estudantes de escolas da região com textos verbais e audivisuais acerca dos diversos grupos linguísticos, culturais e étnicos da comunidade, visando a identificar e dialogar sobre os discursos que constroem essas línguas-culturas, assim como a promover práticas de integração interculturais e plurilíngues, com ênfase tanto nas especificidades quanto nas mesclas e hibridações linguístico-culturais da região fronteiriça. De natureza interdisciplinar, este projeto dialoga com várias áreas das Ciências Sociais, tais como Estudos da Linguagem, Estudos Culturais, Psicologia, Educação, Sociologia, e visa ainda a estimular pesquisas que permitam compreender as situações de contato de línguas na região, manutenção e mudança linguística, bem como contribuir para a promoção do plurilinguismo e para uma integração da comunidade da região trinacional, respeitando as línguas-culturas e os modos de vida dos diferentes grupos que a integram.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes Bolsistas


Externo:

Estudantes de escolas públicas de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú


Público Alvo Externo

Estudantes de escolas públicas de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú



Membros da Equipe

  TATIANA PEREIRA CARVALHAL
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  AGUSTINA FONSECA ESTÉVEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Foto do projeto desenvolvido na Escola Parigot de Souza, em Foz do Iguaçu, em 2014.

[Foto não Encotrada!]

Foto do projeto desenvolvido na Escola Parigot de Souza, em Foz do Iguaçu, em 2014.



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6