O projeto Re(Construindo) línguas-culturas na comunidade fronteiriça de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú baseia-se no entendimento de que nem sempre uma região que celebra a imagem da diversidade cultural e linguística promove de fato a interculturalidade, o plurilinguismo e uma convivência respeitosa com as especificidades linguísticas e culturais dos grupos que a compõem, o que conduz à necessidade de uma sensibilização para essas questões. O projeto em foco consiste em promover a interação de estudantes de escolas da região com textos verbais e audivisuais acerca dos diversos grupos linguísticos, culturais e étnicos da comunidade, visando a identificar e dialogar sobre os discursos que constroem essas línguas-culturas, assim como a promover práticas de integração interculturais e plurilíngues, com ênfase tanto nas especificidades quanto nas mesclas e hibridações linguístico-culturais da região fronteiriça. De natureza interdisciplinar, este projeto dialoga com várias áreas das Ciências Sociais, tais como Estudos da Linguagem, Estudos Culturais, Psicologia, Educação, Sociologia, e visa ainda a estimular pesquisas que permitam compreender as situações de contato de línguas na região, manutenção e mudança linguística, bem como contribuir para a promoção do plurilinguismo e para uma integração da comunidade da região trinacional, respeitando as línguas-culturas e os modos de vida dos diferentes grupos que a integram.
Estudantes Bolsistas
Estudantes de escolas públicas de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú
Foto do projeto desenvolvido na Escola Parigot de Souza, em Foz do Iguaçu, em 2014.
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6