Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: “Como uma Luva” Teatro de Bonecos - um instrumento de extensão na expressão da comunidade.
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 180
Período do Curso: 03/02/2015 a 31/12/2015
Área Principal: 2 - CULTURA E ARTES Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CULTURAS E COMUNICAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 30
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793463

Resumo

Curso de confecção e manipulação de bonecos (títeres tipo luva) a ser realizado em 6 locais diferentes, afim de atingir públicos com experiências e realidades distintas, objetivando um diálogo entre a Universidade e a Comunidade. Está ação pretende contribuir com o amadurecimento da Extensão Universitária da Unila ao desenvolver ações pedagógias e artísticas que aproximem o conhecimento desenvolvido nos âmbitos acadêmicos e o conhecimento popular, integrando-os. Por outro lado, esta iniciativa preve a instrumentalização e o fomento a criação de grupos que continuem fazendo o uso de formas artíticas em seu cotidiano e, concomitantemente a isso, estimular, por meio da arte, a educação, a cultura e o pensamento inerente a identidade individual e coletiva.

Para isso, a presente proposta se baseia num curso que utilizará uma técnica para a criação e manipulação de bonecos – tipo luva -, oriunda da Itália e transmitida pela Companhia Italiana Is Mascareddas em 2009, no 16° Porto Alegre em Cena. Tal técnica utiliza material reciclável e de baixo custo, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo não exige conhecimento prévio na linguagem teatral ou artística. Por isso, o curso se propõe aberto e eficaz para gerar um espaço de convivência e ludicidade entre os participantes. Permitindo a integração entre eles, religando-os com o local de origem e enriquecendo suas capacidades de aprender e oferecer respostas de forma artística para questões comunitárias e sociais complexas.

As técnicas de teatro de bonecos abordadas nesta oficina, serão voltadas para profissionais ou amadores que tenham interesse em saber, aprender e desenvolver métodos de animação da tradição italiana. O objetivo é estimular cada participante a cons- truir e manipular seu próprio boneco, além de vivenciar um espaço de criatividade, sociabilidade e de expressão. Somado a isso, cada aluno trabalhará técnica vocal e corporal, afim de preparar o corpo e a voz para emprestar ao boneco, dotando-lhe de características humanas.

Este projeto já foi realizado na cidade de Porto Alegre, entre a Universidade Federal de Rio Grande do Sul e o Instituto General Flores da Cunha pelo projeto PIBID, em 2011, sob minha coordenação.

 

 

Referências

AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos e objetos.  Editora SENAC. São Paulo, 2001.

BECKER, Fernando. O que é construtivismo? In. Revista de Educação AEC. Brasília. Vol. 21, número 83, abr./jun. 1992.

MAFFESOLI, Michel. El tiempo de las Tribus: El declive del individualismo el las sociedades de masas. Editora Icaria, Barcelona – España, 1990.

MÖDINGER, Carlos Roberto. Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Editora Edelbra, Erechim, 2012.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA NTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Política de Extensão Universitária da Unila. Pró-Reitoria de Extensão, 2014.


Programação

 

Cronograma    

 

 

MÊS

 

ATIVIDADES

01

Fevereiro

No mês de fevereiro, a equipe se reunirá para fazer sua auto formação, compartilhar informações, construir os primeiros bonecos e organizar as oficinas. Neste momento direcionaremos os conteúdos específicos, e as atividades necessárias para trabalhar cada objetivo do curso. Organizaremos os conteúdos, faremos a divulgação e abriremos as inscrições para a primeira turma.


02

Março

No mês de março será ofertada a primeira turma de formação, com profissionais da educação indicados pela Secretaria da Educação. Abriremos ainda neste mês as inscrições para a segunda turma.


03

Abril

No mês de abril será ofertada a segunda turma de formação, com outros profissionais da educação indicados pela Secretaria da Educação.Abriremos ainda neste mês as inscrições para a terceira turma.

04

Maio

No mês de maio será ofertada a terceira turma de formação, com outros profissionais da educação indicados pela Secretaria da Educação.

05

Junho

Em junho prepararemos uma avaliação parcial do curso, observando os resultados já alcançados e realizando possíveis ou necessárias modificações nos conteúdos ou na organização do curso. A equipe se reunirá para produzir uma sistematização, e pensar no futuro do curso.


06

Julho

Recesso nos âmbitos escolares – neste momento a partir da coleta de dados do mês anterior, a equipe desenvolverá os relatórios do curso e emitirá os certificados dos participantes do primeiro semestre. Abriremos ainda neste mês as inscrições para a quarta turma.


07

Agosto

No mês de agosto será ofertada a quarta turma de formação, para a comunidade participante do projeto Guata, da Vila C. Abriremos ainda neste mês as inscrições para a quinta turma.


08

Setembro

Em setembro será ofertada a quinta turma de formação, para a comunidade participante da Compania de Teatro de Foz. Abriremos ainda neste mês as inscrições para a sexta turma.


09

Outubro

No mês de outubro será ofertada a sexta e última turma de formação, para a comunidade interna da UNILA. Abrangeremos os discentes, os docentes e técnico-administrativos interessados.


10

Novembro

Em novembro está prevista uma apresentação com o material criado pelos oficinandos. Também realizaremos uma coleta de dados do curso observando os resultados alcançados. A equipe se reunirá para produzir uma sistematização dos dados, preparando a avaliação final. Emitiremos ainda os certificados dos participantes.


11

Dezembro

Final do curso e realização das avaliações finais e regimentárias. 

 
 


Públicos Alvo

Interno:

Servidores e alunos do ILAACH e da Unila


Externo:

Professores e alunos da vinculados a Sec. Munc. de Educação; Pontos de Cultura (Casa do Teatro e Associação Guata)


Público Alvo Externo

Professores e alunos da vinculados a Sec. Munc. de Educação; Pontos de Cultura (Casa do Teatro e Associação Guata)



Membros da Equipe

  ANDRE DE SOUZA MACEDO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  MARCIA REGINA MARINO SAUCEDO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  DEBORA APARECIDA DE PAULA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  ELIANE NATIVIDADE LUIZ
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ELESSANDRA FABIANA MONTEIRO DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  MAURICÉIA VILELA PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  SIRLEI FRASSON DE ASSIS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  LEONARDO PONTES FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  DANILO DOS SANTOS PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ISIS DELLA PREVE FAVARETTO
Categoria: SERVIDOR
Função : ORIENTADOR


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Construção dos bonecos Porto Alegre

[Foto não Encotrada!]

Oficina de bonecos realizada em Porto Alegre

[Foto não Encotrada!]

Oficina de bonecos - Porto Alegre



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6