O Apoio Matricial se configura como um suporte técnico especializado que é ofertado a uma equipe interdisciplinar de saúde a fim de ampliar seu campo de atuação e qualificar suas ações. Foz do Iguaçu encontra-se atualmente com 37 equipes de Saúde da Família, destes somente 5 possuem médicos titulados em Medicina de Família e Comunidade. Em suas atribuições consta o atendimento a toda população da área de abrangência em todas as idades e demandas de saúde. Existem algumas equipes e áreas cobertas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por Fisioterapeutas, Psicólogos, Nutricionistas e Assistentes Sociais, entretanto, especialistas focais nunca foram elencados para este trabalho de retaguarda especializada assistencial e técnicopedagógico a equipes de referências e profissionais encarregados da atenção e problemas de saúde de uma população adscrita. Esta função complementa outros mecanismos que atendem à integralidade e longitudinalidade do cuidado, tais como: referência e contra-referência, protocolos, centros de regulação e atuação do NASF onde não se encontram especialistas focais. Este projeto de extensão de Matriciamento proporcionará o atendimento a 8 unidades de saúde da família (USF) em dias determinados e acordados entre as equipes e gestores das unidades de saúde, em 3 momentos (períodos) de 4 horas por mês em cada USF. O atendimento será realizado por 6 especialistas focais nas áreas de maior necessidade e volume de atendimento para suporte assistencial e tecnopedagógico, que são a Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Clínica Geral, Cardiologia, Endocrinologia e Psiquiatria, ofertados pelo curso de Medicina da Universidade de Integração Latino-Americano (UNILA) através de professores que são especialistas nas áreas elencadas no projeto. Não haverá custo algum para a Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, para o município, dado ser este um projeto patrocinado pela academia que beneficiará as equipes de saúde da família para aumentar a resolutividade das ações, qualificar os encaminhamentos, diminuir filas de espera, construir projetos terapêuticos singulares através de interação e trabalhos colaborativos interprofissional, trabalhando no enfoque familiar e comunitário, desenvolvendo educação permanente e qualificando a rede de atenção primária. Esta ação proporcionará campo de atividades pedagógicas usando os cenários de prática aos acadêmicos do curso de Medicina, portanto, o projeto elenca plenamente uma das premissas do PPC do curso de Medicina, a Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Palavras-chaves: Apoio Matricial. Educação permanente. Integração ensino-serviço-comunidade. Integralidade do cuidado.
DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA
MÉDICOS E ENFERMEIROS DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E EQUIPES DO NASF DOS DISTRITOS ESTUDADOS
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