O projeto de extensão Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: propostas de leitura e escrita nas bibliotecas das escolas públicas tem por objetivo uma ação de incentivo à leitura e à escrita no intuito de proporcionar melhores condições de inserção dos alunos de escolas públicas na cultura literária da América Latina, bem como de disseminar e promover práticas pedagógicas de leitura e escrita para pensar conjuntamente estratégias de trabalho com a literatura oriunda dos países da região. Avançando na proposta inicial (projeto de Curta Duração - Edital PROEX/2014), em que mapeamos as escolas públicas e suas respectivas bibliotecas, no que se refere a quantidade e qualidade do acervo de obras latino-americanas, buscando ainda entender as práticas pedagógicas realizadas na promoção da leitura nestas bibliotecas. Nossa proposta, agora, será trabalhar em ações conjuntas às bibliotecas escolares da região que compreende os municípios de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai), com o mesmo propósito de disseminação da literatura latino-americana e práticas de escrita nestes espaços coletivos de leitura. Este projeto tem a finalidade de investigar a realidade das bibliotecas das escolas públicas no que diz respeito à acervo, mas também às ações pedagógicas desenvolvidas em cada biblioteca mapeada, buscando entender: o que professoras e professores, diretores, coordenadores pedagógicos, responsáveis por biblioteca (bibliotecários e gestores de biblioteca), estudantes e pais pensam sobre os livros de literatura latino-americana que chegam às escolas, se é que chegam; que uso vem sendo feito desses livros; quais são as práticas de leitura e de escrita realizadas em salas de aula, pelas escolas; e que papel a biblioteca tem representado nestas escolas públicas. Esta ação, portanto, pretende trabalhar nas bibliotecas escolares da região da tríplice fronteira com o propósito de contribuir para a reflexão de gestores e professores no que concerne às práticas de leitura e escrita que se desenvolvem nas escolas, à formação de professores e à situação do espaço físico e acervo necessário para a promoção da leitura e escrita literária, de forma a integrá-la à dinâmica escolar como ambiente essencial aos processos de aprendizagem e de disseminação de cultura e artes na América Latina.
Discente e docente dos cursos de letras, antropologia e história
docentes e discentes da rede pública de ensino em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este
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