Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: “Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira”: propostas de leitura e escrita nas bibliotecas das escolas públicas
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 220
Período de Realização: 01/02/2015 a 31/12/2015
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: bibliotecas das escolas públicas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793449


Resumo

O projeto de extensão “Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: propostas de leitura e escrita nas bibliotecas das escolas públicas” tem por objetivo uma ação de incentivo à leitura e à escrita no intuito de proporcionar melhores condições de inserção dos alunos de escolas públicas na cultura literária da América Latina, bem como de disseminar e promover práticas pedagógicas de leitura e escrita para pensar conjuntamente estratégias de trabalho com a literatura oriunda dos países da região. Avançando na proposta inicial (projeto de Curta Duração - Edital PROEX/2014), em que mapeamos as escolas públicas e suas respectivas bibliotecas, no que se refere a quantidade e qualidade do acervo de obras latino-americanas, buscando ainda entender as práticas pedagógicas realizadas na promoção da leitura nestas bibliotecas. Nossa proposta, agora, será trabalhar em ações conjuntas às bibliotecas escolares da região que compreende os municípios de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai), com o mesmo propósito de disseminação da literatura latino-americana e práticas de escrita nestes espaços coletivos de leitura. Este projeto tem a finalidade de investigar a realidade das bibliotecas das escolas públicas no que diz respeito à acervo, mas também às ações pedagógicas desenvolvidas em cada biblioteca mapeada, buscando entender: o que professoras e professores, diretores, coordenadores pedagógicos, responsáveis por biblioteca (bibliotecários e gestores de biblioteca), estudantes e pais pensam sobre os livros de literatura latino-americana que chegam às escolas, se é que chegam; que uso vem sendo feito desses livros; quais são as práticas de leitura e de escrita realizadas em salas de aula, pelas escolas; e que papel a biblioteca tem representado nestas escolas públicas. Esta ação, portanto, pretende trabalhar nas bibliotecas escolares da região da tríplice fronteira com o propósito de contribuir para a reflexão de gestores e professores no que concerne às práticas de leitura e escrita que se desenvolvem nas escolas, à formação de professores e à situação do espaço físico e acervo necessário para a promoção da leitura e escrita literária, de forma a integrá-la à dinâmica escolar como ambiente essencial aos processos de aprendizagem e de disseminação de cultura e artes na América Latina.


Públicos Alvo

Interno:

Discente e docente dos cursos de letras, antropologia e história


Externo:

docentes e discentes da rede pública de ensino em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este


Público Alvo Externo

docentes e discentes da rede pública de ensino em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este



Membros da Equipe

  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CLAUDIA MARIANA SANTIAGO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ANTONIO REDIVER GUIZZO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  EDWIN ALEXANDER SANABRIA OSPINA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  DANIEL GUILLERMO GORDILLO SANCHEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  DANIEL GUILLERMO GORDILLO SANCHEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  THAYNAN LIMA E SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6