Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: URBANISMO NOS TERRITÓRIOS DE FRONTEIRA: DISCUTINDO O DIREITO À CIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS.
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 50
Período do Curso: 02/02/2015 a 18/12/2015
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA E ESCOLAS
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 3
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793447

Resumo

Este projeto de extensão, cujo pano de fundo é a questão urbana nos territórios de fronteira, especificamente na tríplice fronteira na qual a UNILA está inserida, composta por Foz do Iguaçu, Ciudad del Leste e Puerto Iguazú, tem como objetivo promover o encontro entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar, a Universidade e a Sociedade Local, por meio de algumas de suas instituições escolares, para promover a interlocução entre docentes e discentes universitários e docentes e discentes do Ensino Fundamental e médio, por meio dos contatos e diálogos a respeito da cidade como lugar de mediações, com olhar especial para as cidades na área de fronteira. A ideia é que o projeto de extensão possa nos proporcionar vivências e encontros com gestores de unidades escolares, professores e alunos, na elaboração de minicursos e aulas que discutam o papel e as condições das cidades de fronteira, suas funções, racionalidades e contradições, vislumbrando problematizar o conceito de direito à cidade nas condições objetivas e subjetivas própria dos territórios de fronteira geopolítica e assim produzir saberes capazes de aprimorar tanto a Geografia Acadêmica quanto a Geografia Escolar.


Programação

Esta programação se refere ao ano de 2015.

- Montagem da equipe e seleção de referências bibliográficas em janeiro e fevereiro.

- Reuniões com os docentes e discentes extensionistas semanalmente.

- Contato com as unidades escolares em março e abril.

- Visitas quinzenais as unidades escolares de março a dezembro.

-  Cinco Minicursos bimestrais, com carga horária total de 30 horas, oferecidos aos gestores e professores das unidades escolares, com início em abril. (Estas atividades estão descritas neste formulário online e no projeto enviado em anexo)

- Dezessete aulas, em carater semanal, com carga horária total de 35 horas, oferecidas diretamente aos alunos das unidades escolares, de agosto a dezembro. (Estas atividades estão descritas no projeto enviado em anexo).

- Relatório parcial de todas as atividades em agosto.

- Elaboração de artigos em novembro e dezembro discutindo os resultados do projeto de extensão.

- Relatório final em dezembro.

 


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e discentes da graduação em Geografia.


Externo:

Gestores escolares, docentes e discentes de Ensino Fundamental e Médio.


Público Alvo Externo

Gestores escolares, docentes e discentes de Ensino Fundamental e Médio.



Membros da Equipe

  ANDRE LUIS ANDRE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MIRIAM MÁRCIA PACHECO DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  LUIZ FELIPE RODRIGUES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MARIA REGINA BISPO DO NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  DALILA TAVARES GARCIA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

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