O presente projeto de extensão leva em consideração a necessidade dos cidadãos estrangeiros tanto falantes de espanhol quanto falantes de outras línguas diversas do espanhol residentes em Foz do Iguaçu de terem contato com o ensino formal da Língua Portuguesa falada nesse município, que se caracteriza por ser linguístico-culturalmente bastante diversificado, devido à sua localização na tríplice fronteira. A proposta é favorecer a integração linguístico-cultural, uma boa convivência com a língua-cultura do deslocar-se e conviver nesse espaço geográfico fronteiriço, por meio de curso de Língua Portuguesa, desde o nível básico, para os iniciantes em 2015, ao intermediário I, para os que continuarem essa ação de extensão, a ser desenvolvida com embasamento na visão Sociolinguística, a qual considera a heterogeneidade linguístico-cultural, a especificidade necessária no atendimento aos diversos falantes-aprendizes e o respeito à diversidade cultural. Pensamos em ofertar cursos básico e intermediário I no primeiro semestre de 60 horas/aula, duas vezes por semana, com material didático próprio elaborado com temas que acrescentem cada vez mais conhecimentos a uma convivência harmoniosa com a diversidade linguístico-cultural presente em Foz do Iguaçu, ou seja, que cidadãos residentes em Foz, que ainda não falam Português, possam adquirir pelo menos o necessário para realizarem atividades de compra/venda, informar-se e a outrem sobre assuntos diversos que circulam na comunidade; e que os alunos que estiverem dando continuidade ao curso que começaram em 2014/2 possam seguir no processo de aquisição de competências e habilidades linguístico-culturais necessárias/desejadas. O presente projeto tem por meta ser inclusivo, favorecer o respeito aos diversos povos e línguas-culturas existentes em Foz do Iguaçu; buscar estabelecer uma relação dialógica entre corpo docente e discente no espaço da comunidade desse município; por favorecer aos professores aprendizes bolsistas oportunidade de terem uma formação integrada à prática e acompanhada pela coordenação do projeto; por proporcionar temas de diálogos que poderão tornar-se alvo de pesquisa linguístico-culturais; por ser um projeto executável, o qual requer apenas a materialidade já oferecida desde o edital. O presente projeto terá impacto na comunidade do município de Foz do Iguaçu por buscar e favorecer o contato da comunidade estrangeira falante de outras línguas com a Unila. Também em sua finalização, quando serão divulgadas reflexões sobre a trilha metodológica percorrida no processo. Prevê-se a publicação de relatos dessa experiência para a comunidade Unilera e para docentes de Português Língua Estrangeira de vários lugares do Brasil, e até em nível mundial, o que atende à demanda de colaboração para a difusão da Língua Portuguesa na contemporaneidade. Prevê-se ainda a ampliação desse projeto em nível de CNPq, a partir desses produtos obtidos, para um atendimento à comunidade ainda maior, e integrando-se a pesquisas futuras. PALAVRAS-CHAVE: Formação Linguística para a Integração. Ensino e Formação Docentes. Interculturalidade e PLA.
professores e técnicos estrangeiros
estrangeiros residentes em Foz do Iguaçu
Formação dada pelo Prof Dr. Iván Bustinza, aos alunos do projeto, no primeiro semestre de 2015.
O bolsista Desideri Marx Travessini e a voluntária Viviane Busko Souza com a turma de PLE do segundo semestre de 2015. Turma formada por funcionários paraguaios da Itaipu.
Aluno voluntário João Ernesto Pelissari com a turma do consulado paraguaio. O Sr Cônsul começou as aulas sozinho, e foi trazendo o pessoal.
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6