INTRODUÇÃO: Este projeto de caráter extensionista se propõe a realizar um curso intitulado “Qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde” com a finalidade de qualificar os gestores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu tendo como pressuposto o conhecimento e a experiência adquiridos pelos gestores que compõem o SUS. No sistema de saúde brasileiro há muitos avanços a serem discutidos. Entretanto na implementação de ações e serviços de saúde, permanecem problemas de ordem gerencial e assistencial que repercutem na qualidade da atenção à saúde de forma negativa. Por ser um sistema de saúde descentralizado os processos de gestão são complexos. Além disso, o processo de reorientação do modelo de atenção no SUS exige dos gestores constante atualização e conhecimento das ferramentas de gestão para responder às crescentes exigências. Nesse contexto ressalte-se que há inúmeros desafios para que os gestores do SUS obtenham um conjunto de ações universal e equânime. OBJETIVO: Capacitar os gestores dos municípios da 9a Regional de Saúde de Foz do Iguaçu sobre gestão em saúde com enfoque na atenção primária. MÉTODOS: Projeto de pesquisa e extensão que avaliará uma intervenção educacional direcionada a gestores de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios da 9ª Regional de Saúde do Estado do Paraná (Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Foz do Iguaçu). A intervenção educacional proposta se trata de um curso intitulado “Qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde”. O público alvo do curso são os profissionais que atualmente exercem a função de gestor no âmbito do SUS desempenhando os seguintes cargos: Secretário Municipal de Saúde; Secretário Adjunto; Diretor de Atenção Básica; Diretor do Fundo Municipal de Saúde; Diretor de outros níveis de atenção à saúde. Previamente à seleção dos participantes do curso, cada município receberá um comunicado com informações sobre o curso para adesão ao projeto. Serão realizadas uma reunião presencial em cada município para apresentação da proposta. Os participantes do curso serão selecionados mediante parceria estabelecida com a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. O curso será em nível de aperfeiçoamento, presencial com carga horária de 80 horas, estruturado em dez Unidades de Aprendizagem e terá a duração de 3 meses. A capacitação a ser desenvolvida é baseada na teoria de Paulo Freire (2010) com uso de metodologias ativas com ênfase na problematização. O curso será baseado em situações-problema, com soluções estruturadas e não estruturadas e/ou questões para reflexão e consulta aos textos de referência do curso, relacionados a estudos de caso em cada Unidade de Aprendizagem. A avaliação do curso será mediante a resolução dos casos apresentados ao longo de cada Unidade de Aprendizagem e também mediante a apresentação de uma proposta de intervenção para a sua prática de atuação embasada na aprendizagem desenvolvida durante o curso. No início e no final do curso será aplicado um questionário do tipo pré e pós-teste com os participantes a fim de avaliar o ganho de conhecimento no decorrer do curso. Na última unidade de aprendizagem do curso será aplicado um questionário de avaliação do curso ministrado na percepção do gestor participante. Os dados gerados nessa ação de extensão e pesquisa serão tabulados e analisados mediante a estatística descritiva e análise univariada. Os aspectos éticos em pesquisa com seres humanos estabelecidos pela Resolução 466/2012 serão respeitados. Será garantido o sigilo e o anonimato dos participantes. Para a participação na pesquisa haverá o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto de pesquisa dessa investigação será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa para apreciação. RESULTADOS ESPERADOS: Desenvolvimento de competências pelos gestores representadas pelo conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a atual complexidade da gestão em saúde; fortalecimento da capacidade técnica da equipe gestora; contribuição o desenvolvimento futuro de ações de fortalecimento da Atenção Primária com ênfase na Estratégia de Saúde da Família como modelo de reorientação do SUS nesses municípios; promoção do saber dos gestores acerca dos princípios da atenção primária como pontos relevantes na alocação de recursos na saúde; avaliação do curso na perspectiva de ganho de conhecimento dos gestores; troca de experiência entre a equipe executora do projeto e a equipe gestora dos municípios a fim de estabelecer futuras parcerias que propiciem o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e extensão; aproximação entre os estudantes de graduação do curso de medicina e de saúde coletiva com a prática gerencial no SUS.
METODOLOGIA
Tipo de estudo
Trata-se de uma pesquisa de avaliação de uma intervenção educacional direcionada a gestores de saúde do SUS dos municípios da 9ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. A intervenção educacional proposta se trata de um curso intitulado “Qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde”.
A avaliação da intervenção proposta será realizada mediante a utilização de metodologias quantitativas e qualitativas.
Cenário
O curso de extensão será ofertados aos gestores dos dez municípios que integram a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu: Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
Público alvo
O público alvo do curso “Qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde” serão os gestores dos municípios da 9ª Regional de Saúde do município de Foz do Iguaçu.
Uma das principais estratégias para o crescimento individual do gestor e da instituição é o aperfeiçoamento não apenas do trabalhador, enquanto um indivíduo, mas do conjunto da força de trabalho estruturado institucionalmente e organizado em equipes. Nessa perspectiva ressalta-se que o público é uma equipe gestora e não apenas um gestor isolado de cada município. As equipes gestoras, de acordo com o Ministério da Saúde (2011) são entendidas como um coletivo composto de diferentes sujeitos e suas inserções nos mais diferentes níveis e áreas do SUS, e que se responsabilizam por um território em comum.
Para participação no curso serão selecionados aqueles que exercerem a função de gestor no âmbito do SUS desempenhando os seguintes cargos:
Mobilização dos gestores
Previamente à seleção dos participantes do curso, cada município receberá um comunicado com informações sobre o curso para adesão ao projeto. Serão realizadas uma reunião presencial em cada município para apresentação da proposta.
Os participantes do curso serão selecionados mediante parceria estabelecida com a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.
Estrutura do curso
O curso será em nível de aperfeiçoamento, presencial com carga horária de 80 horas, estruturado em dez Unidades de Aprendizagem e terá a duração de 3 meses. As atividades do curso serão distribuídas em um encontro semanal de 8h por semana.
Os conteúdos do curso buscarão estimular o desenvolvimento de uma postura crítica, contextualizada e produtora de relações que potencializem a resolução dos problemas concretos de forma social e coletiva. Essa orientação redefinirá os papéis do profissional no espaço da mediação dos saberes, qualificando-o como protagonista da educação permanente.
A capacitação a ser desenvolvida é baseada na teoria de Paulo Freire (2010) com uso de metodologias ativas com ênfase na problematização. O curso será baseado em situações-problema, com soluções estruturadas e não estruturadas e/ou questões para reflexão e consulta aos textos de referência do curso, relacionados a estudos de caso em cada Unidade de Aprendizagem.
A avaliação do curso será mediante a resolução dos casos apresentados ao longo de cada Unidade de Aprendizagem e também mediante a apresentação de uma proposta de intervenção para a sua prática de atuação embasada na aprendizagem desenvolvida durante o curso.
Unidades de aprendizagem do curso
1) Gerenciamento no Sistema Único de Saúde
2) Redes em saúde, regionalização e território como área delimitada de efetivação do cuidado/atenção à saúde e de estruturação da gestão do cuidado;
3) Fluxo de atendimento
4) Atenção Primária e seus princípios na alocação de recursos
5) Orçamento aplicado ao SUS
6) Estrutura e responsabilidade pelo trabalho
7) Gestão da mudança
8) Gestão da equipe
9) Gestão de rotina
10) Resolução de problemas
Coleta de dados
No início e no final do curso será aplicado um questionário do tipo pré e pós-teste com os participantes a fim de avaliar o ganho de conhecimento no decorrer do curso. O questionário é estruturado com 20 questões sob o formato de julgamento de afirmativas e verdadeiro ou falso.
Na última unidade de aprendizagem do curso será aplicado um questionário de avaliação do curso ministrado na percepção do gestor participante.
Análise de dados
Os dados gerados nessa ação de extensão e pesquisa serão tabulados e analisados mediante a estatística descritiva e análise univariada.
Aspectos éticos
Os aspectos éticos em pesquisa com seres humanos estabelecidos pela Resolução 466/2012 serão respeitados. Será garantido o sigilo e o anonimato dos participantes. Para a participação na pesquisa haverá o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto de pesquisa dessa investigação será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa para apreciação.
Parcerias institucionais
Essa proposta de extensão proposta pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem a parceria da UDC, Unioeste, 9ª Regional de Saúde do Estado do Paraná e Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.
Discentes e docentes do curso de medicina, discentes e docentes do curso de saúde coletiva
Gestores em saúde dos municípios da 9 Regional de Saúde de Foz do Iguaçu
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