O “Ciclo de debates: Religião e Direitos sexuais e Reprodutivos na América Latina e Caribe” tem o objetivo de criar um espaço de discussão, combate e ressignificação de percepções discriminatórias dirigidas às mulheres em geral e às minorias sexuais representadas pelo movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no Brasil e em toda a América Latina e Caribe, percepções que têm sido historicamente mantidas e veiculadas por concepções religiosas difundidas na esfera pública. Este ciclo de debates será dividido em 6 encontros a ocorrer durante o ano de 2015 e será articulados por pesquisadoras e representantes de movimentos sociais defensores dos direitos de mulheres e LGBTs e abertos à participação do público. Os 6 encontros discutirão os seguintes temas: 1) Violência Obstétrica; 2) Transexualidade, heteropatriarcado e heteronormatividade; 3) Domesticação cristã e rebeldia de gênero; 4) Mulher, classe e raça; 5) Violência de gênero na tríplice fronteira; 6) Aborto e obstrução de consciência.
Esta ação possui um caráter interdisciplinar, tendo o objetivo de atuar não apenas entre os alunos e servidores dos cursos da graduação da UNILA, mas também atingindo toda a comunidade de Foz do Iguaçu e região Trinacional na produção de conhecimento científico sobre o tema, promovendo a integração da universidade com as comunidades onde ela se insere e construindo um debate direcionado à mitigação das desigualdades em favor da inclusão igualitária de mulheres e LGBTs.
Ciclo de debates: Religião e Direitos sexuais e Reprodutivos na América Latina e Caribe
1- Violência obstétrica
Debatedoras:
Sana Gimenes (UENF/ Campos dos Goytacazes - RJ)
Representante do Movimento pela Humanização do Parto e Nascimento (UFPA – Belém)
2- Transexualidade, heteropatriarcado e heteronormatividade
Berenice Bento (UFRN/ Natal-RN)
Lola Aronovich (Fortaleza/CE)
3 – Domesticação cristã e rebeldia de gênero
Ivone Gebara (Recife-PE)
Representante da Marcha Mundial de Mulheres (São Paulo-SP)
4- Mulher, classe e raça
Creuza Maria Oliveira (Militante do Movimento Negro e Liderança nacional do Movimento de Trabalhadoras Domésticas / Salvador-BA).
Claudia Mazzei Nogueira (Unifesp/ São Paulo-SP)
5 – Violência de gênero na tríplice fronteira
Silvia Montenegro (Universidad Nacional de La Misiones/ Posadas – Argentina)
Wânia Pasinato (UNICAMP - Campinas/SP)
6 – Aborto e obstrução de consciência
Representante do movimento Mulheres católicas pelo Direito de Decidir (São Paulo - SP)
Susana Rostagnol (Universidad de la República/ Montevideo-Uruguai)
*As diárias e passagens aéreas para as debatedoras de outras cidades/países, assim como material gráfico para a divulgação do evento são fundamentais para a viabilidade desta ação e serão pleiteados em edital específico a ser aberto em breve.
Discentes, técnicos e docentes de toda a universidade
Aberta ao público em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6