Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de aerofones para iniciantes: flauta doce e zampoña
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 60
Período do Curso: 03/03/2015 a 05/12/2015
Área Principal: 2 - CULTURA E ARTES Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Campus Almada (UNILA) Aldeia Guarani-Ava do Ocoy
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 240 Quantidade de Vagas: 60
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793420

Resumo

O Curso de aerofones para iniciantes é um projeto de curso anual, com possibilidade de prorrogação. Contempla a realização de aulas semanas de dois instrumentos de sopro (aerofones): flauta doce e zampoña (também chamado de sikus). O primeiro é um instrumento da tradição europeia muito popular na nossa região, o segundo, um instrumento de origen andina, usado sobretudo pelos povos que falam língua quíchua e aymará. O projeto contempla oferecer aulas para a comunidade interna da UNILA, para a comunidade extra-acadêmica de Foz do Iguaçu e a comunidade da Aldeia Avá-Guaraní do Ocoy (no colégio Teko Ñemoingo).

 

 


Programação

O curso será ministrado em 4 aulas semanais, 2 na UNILA (Campus Almada) e 2 no Colegio Teko Ñemoingo na Aldeia Guarani-Ava do Ocoy (Sao Miguel do Iguaçu).

As aulas na sede ALMADA terao 2 horas de duraçao, na aldeia, 1 h.

O programa do curso iniciará com uma apresentaçao dos instrumentos (história, contexto culltural etc.). - Primeiras duas aulas

A seguir serao desenvolvidas metodologias tradicionais. Para a flauta doce será usado o livro  Iniciación a la flauta dulce (AKOSCHKY & VIDELA, 2005), para a zampoña serao usados métodos tradicionais bolivianos baseados no conceito de diualidade aymará (PRUDENCIO, 2012) materializados no instrumento nos dois conjuntos de tubos básicos: ARCA e IRA, apoiados com o uso de material didático (revista Método Cancionero para Zampoña). Estes métodos possibilitarao a familiarizaçao com o instrumento  e teoria musical por meio da execuçao de repertórios plurais. - Primeiro semestre do curso.

A segunda etapa será focada na execuçao de peças em conjunto, em parceria com a disciplina Arranjos Musicais da Graduaçao em música, procurando desenvolver nos mesmo pesquisas de integraçao multicultural, tomando modelos grupos como a Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos (OEIN, Bolivia). - segundo semestre

Na terceira etapa serao realizados concertos didáticos para divulgaçao dos instrumentos junto a comunidade e apresentando os resultados da pesquisa.



 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes dos cursos de graduação e pós; Professores; Técnicos administrativos


Externo:

comunidade externa da UNILA; comunidade da Aladeia Guarani-Ava do Ocoy


Público Alvo Externo

comunidade externa da UNILA; comunidade da Aladeia Guarani-Ava do Ocoy



Membros da Equipe

  MARCELO RICARDO VILLENA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JAIME ALEX MAMANI MAMANI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ANDRESSA JACINTO CASTILHO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  JÉSSICA LIMA BONFIM
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6