O crescimento econômico nos últimos anos e seus reflexos no mercado de trabalho em termos de emprego e renda têm estimulado as famílias, não raras vezes, a consumirem para além da restrição orçamentária em especial quando a taxa de juros é baixa. Destaca-se nesse sentido, o crescente consumo da classe emergente, a assim chamada nova classe média, bem como, a falta de uma racionalidade no orçamento doméstico que também tem afetado parcela das camadas D e E da população brasileira. Nesse sentido, é relevante perceber que em Agosto de 2013 o percentual de famílias endividadas correspondia a 63,1% no Brasil, das quais 21,2% eram inadimplentes e 6,6% não tinha condições de fazer frente aos pagamentos vincendos. Percebe-se assim, a relevância da educação financeira dos trabalhadores, primeiramente como forma de melhorar o orçamento pessoal e familiar, buscando otimizar os dispêndios pecuniários com moradia, alimentação, transporte, cuidados pessoais, saúde, vestuário, estudos, lazer e outros. Em segundo, a educação financeira dos trabalhadores contribui de maneira significativa na medida em que a própria administração e contratação de novas dívidas passam a ser efetuadas de forma mais racional. Diante o exposto, entende-se que o projeto de extensão DESMISTIFICANDO A ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA PESSOAL: uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçú (PR) ,apresenta soluções para a comunidade local que podem se refletir em melhorias no médio e longo prazo no que diz respeito às finanças pessoais dos trabalhadores e suas famílias. Palavras chave: educação financeira; assessoria econômico-financeira; finanças pessoais; planejamento orçamentário familiar; economia doméstica;
Discentes e Técnicos
Trabalhadores das Classes C, D e E da Cidade de Foz do Iguaçu (PR), bem como alunos dos colégios estaduais e municipais da cidade
Foto de palestra finanças pessoais
Foto palestra finan pessoais
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6