Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: TODAS LAS VOCES: Radiorevista sociocultural e educativa e formação radiofônica comunitária
Ano: 2015 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 200
Período de Realização: 01/02/2015 a 31/12/2015
Área Principal: 1 - COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Puerto Iguazu - EX
Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Estúdio da Radioescola Bilingue de Frontera n. 2
Instalações da Unila-Centro; Sala de aula e Estúdio equipado com aparelhos para gravação e edição de material sonoro
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX 14/2014)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793410


Resumo

O projeto contempla a realização de oficinas de comunicação radiofônica participativa para jovens discentes da UNILA, da comunidade adjacente com atuação em movimentos sociais e da Escola Bilingue de Frontera n. 2, em Puerto Iguazu, voltadas à produção de uma Rádio Revista semanal, de cunho sociocultural e educativo, sobre a vivência acadêmica, as pesquisas de extensão desenvolvidas na universidade, as realizações dos movimentos sociais e da comunidade latino-americana local, viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade e dando continuidade ao Projeto de Extensão em curso (Radioescola: comunicação educativa e integração comunitária). A revista radiofônica é um formato particular, híbrido, que incorpora vários gêneros, ou subgêneros (jornalístico, educativo, musical, dramático...) em sua estrutura, já que pode incluir entrevistas, comentários, notícias, dramatização de textos literários e acontecimentos comunitários, música e efeitos sonoros, trabalhando a linguagem do rádio em toda sua extensão e formas expressivas com vivacidade e dinamismo (VIGIL, 1997). Além de despertar o interesse dos jovens pela divulgação das ações acadêmicas ao público em geral, cria um diálogo interdisciplinar e permite o aperfeiçoamento e a autonomia destes na realização de programas de rádio que se adequam aos conceitos de Comunicação Comunitária, aplicados à tecnologia da web, bem como a possibilidade de atuar com as tecnologias da informação e da comunicação e constituir um Núcleo de Produção mediador, apto a expandir estas ações a outros membros da comunidade, valorizando os saberes adquiridos, em sintonia com o desenvolvimento local. Desde o início, os futuros comunicadores serão estimulados à pesquisa interdisciplinar para a produção de matérias radiofônicas, numa ampliação crescente de conhecimentos e da qualidade da participação social.


Públicos Alvo

Interno:

Cursistas: Jovens graduandos da Unila; Envolvidos diretamente: docentes e pessoal administrativo da Unila


Externo:

Cursistas: Jovens envolvidos com a comunicação nas comunidades locais de Foz do Iguaçu; alunos e professores da Radioescola Bilingue de Frontera n. 2 - de Puerto Iguazu; Movimentos sociais: sobretudo comprometidos com a comunicação comunitária - Grupos Comunitários de origem dos discentes e agregados - Organizações Não-Governamentais que contemplam manifestações artísticas, políticas públicas de comunicação e direitos humanos


Público Alvo Externo

Cursistas: Jovens envolvidos com a comunicação nas comunidades locais de Foz do Iguaçu; alunos e professores da Radioescola Bilingue de Frontera n. 2 - de Puerto Iguazu; Movimentos sociais: sobretudo comprometidos com a comunicação comunitária - Grupos Comunitários de origem dos discentes e agregados - Organizações Não-Governamentais que contemplam manifestações artísticas, políticas públicas de comunicação e direitos humanos



Membros da Equipe

  MARIO RAMAO VILLALVA FILHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIA INES AMARANTE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MATEO FELIPE BRAVO ARIZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Foto da Escuela Bilingue de Frontera n. 2 onde se desenvolve hoje o Projeto Radioescola

[Foto não Encotrada!]

Professora e crianças do Projeto de Radioescola comunitária e educativa

[Foto não Encotrada!]

Fotos bolsistas da Unila e professor do Projeto Ext. atual: Radioescola (Puerto Iguazu)



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6