O projeto contempla a realização de oficinas de comunicação radiofônica participativa para jovens discentes da UNILA, da comunidade adjacente com atuação em movimentos sociais e da Escola Bilingue de Frontera n. 2, em Puerto Iguazu, voltadas à produção de uma Rádio Revista semanal, de cunho sociocultural e educativo, sobre a vivência acadêmica, as pesquisas de extensão desenvolvidas na universidade, as realizações dos movimentos sociais e da comunidade latino-americana local, viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade e dando continuidade ao Projeto de Extensão em curso (Radioescola: comunicação educativa e integração comunitária). A revista radiofônica é um formato particular, híbrido, que incorpora vários gêneros, ou subgêneros (jornalístico, educativo, musical, dramático...) em sua estrutura, já que pode incluir entrevistas, comentários, notícias, dramatização de textos literários e acontecimentos comunitários, música e efeitos sonoros, trabalhando a linguagem do rádio em toda sua extensão e formas expressivas com vivacidade e dinamismo (VIGIL, 1997). Além de despertar o interesse dos jovens pela divulgação das ações acadêmicas ao público em geral, cria um diálogo interdisciplinar e permite o aperfeiçoamento e a autonomia destes na realização de programas de rádio que se adequam aos conceitos de Comunicação Comunitária, aplicados à tecnologia da web, bem como a possibilidade de atuar com as tecnologias da informação e da comunicação e constituir um Núcleo de Produção mediador, apto a expandir estas ações a outros membros da comunidade, valorizando os saberes adquiridos, em sintonia com o desenvolvimento local. Desde o início, os futuros comunicadores serão estimulados à pesquisa interdisciplinar para a produção de matérias radiofônicas, numa ampliação crescente de conhecimentos e da qualidade da participação social.
Cursistas: Jovens graduandos da Unila; Envolvidos diretamente: docentes e pessoal administrativo da Unila
Cursistas: Jovens envolvidos com a comunicação nas comunidades locais de Foz do Iguaçu; alunos e professores da Radioescola Bilingue de Frontera n. 2 - de Puerto Iguazu; Movimentos sociais: sobretudo comprometidos com a comunicação comunitária - Grupos Comunitários de origem dos discentes e agregados - Organizações Não-Governamentais que contemplam manifestações artísticas, políticas públicas de comunicação e direitos humanos
Foto da Escuela Bilingue de Frontera n. 2 onde se desenvolve hoje o Projeto Radioescola
Professora e crianças do Projeto de Radioescola comunitária e educativa
Fotos bolsistas da Unila e professor do Projeto Ext. atual: Radioescola (Puerto Iguazu)
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