A presente proposta visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores da educação básica e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer o contato entre a universidade e a comunidade. Por isso, oferta um curso que tem como público alvo os alunos do curso de licenciatura em História da Unila e professores de História provenientes de instituições públicas e comunitárias de ensino de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu, bem com das cidades vizinhas. O curso totalizará 180 horas, e contará com aulas teóricas e atividades práticas, sendo dois terços das aulas presenciais e um terço das atividades à distância. O que se pretende é ir além da concepção da aul de História como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundametna a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos do conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimentos. Os participantes do curso terão a oportunidade de refletir sobre sua didática, ao mesmo tempo em que poderão compartilhar suas experiências e debater propostas para melhora de suas práticas. Esse contato entre estudantes, professores brasileiros e professores dos países vizinhos, coordenado e dirigido por docentes pesquisadores da área do ensino de História, favorecerá trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, a possibilidade de vincular ensino, pesquisa e extensão numa mesma proposta será o cerne do curso, por isso não se pretende apenas difundir conhecimento, pois o objetivo central é tornar possível que essa atividade se configure como um inovadora na produção de conhecimentos, e que se transgrida de forma positiva os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas.
Aulas teóricas presenciais: Encontros quinzenais, de 4 horas aula, ministradas pelo docente coordenador ou por docentes convidados. Trata-se de aulas expositivas, que visam apresentar conteúdo pertinente à temática de cada módulo do curso, a partir de bibliografia básica. (Total 60 h).
Módulo 01 - “Epistemologia e Ensino de História” (07/03/2015 a 05/06/2015)
Ementa: Reflexão sobre os fundamentos teórico-filosóficos do conhecimento histórico e a relevância do ensino na formação da consciência histórica. Desenvolvimento e conteúdo e de debates a partir dos conceitos de Didática da História, Consciência Histórica, Cultura Histórica e Narrativa Histórica.
Bibliografia Básica:
GERMINARI, Geyso D. Educação Histórica: a construção de um campo de pesquisa. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n. 42, p. 54-70, jun. 2011.
RÜSEN, Jörn. Que es la cultura historica?: reflexiones sobre una nueva manera de abordar la historia. Tradução de: SÁNCHEZ COSTA, F.; SCHUMACHER, Ib. Original In: FÜSSMANN, K.; GRÜTTER, H. T.; RÜSEN, J. (Eds.). Historische faszination. geschichtskultur heute. 1994, p. 3-26.
_________ Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7 - 16, jul.-dez., 2008.
____________. Pode-se melhorar o ontem? Sobre a transformação do passado em história. In: SALOMON, Marlon. (Org.). História, verdade e tempo. Chapecó: Argos, 2011.
URBAN, Ana Cláudia. Didática da história: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha. Tese de Doutorado, PPGE – UFPR, Curitiba, 2009. 246f.
Módulo 02: “A aprendizagem história como objeto de pesquisa/reflexão no ensino de História”: (06/06/2015 a 05/09/2015)
Ementa: Estudo das produções recentes acerca da aprendizagem histórica e dos impactos que elas produziram nas reflexões sobre o ensino de História. Desenvolvimento do conteúdo e dos debates a partir dos conceitos de Cognição Histórica Situada, Literacia Histórica, Formação Histórica e Competência do Pensamento Histórico.
Bibliografia básica:
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, p. 131-150, 2006. Especial.
__________. Por que aprender história?. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 42, p. 19-42, out./dez. 2011 (1).
RÜSEN, Jörn. O que é formação Histórica? In: Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
____________. Esboço de uma teoria da aprendizagem histórica. In: Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009 (2). p. 21-51.
VON BORRIES, Bodo. Competence of the historical thinking, mastering of a historical framework, or knowledge of historical canon? In: SYMCOX, Linda; WILSCHUT, Arie. National history standards: the problem of the canon and the future of teatching history. Internationa Review of History Education. v. V, 2009. p. 283-306.
Módulo 03: “Teoria e prática no ensino de história”: (06/09/2015 a 21/11/2015).
Ementa: Estudo e reflexão sobre as potencialidades do trabalho investigativo no ensino de história. Desenvolvimento dos debates e reflexões a partir da análise de teses e artigos fundamentados em pesquisas sobre a aprendizagem histórica.
BARCA, Isabel. (2004). “Aula Oficina: Do Projecto a Avaliação”. In I. Barca (org.) Para uma Educação Histórica de Qualidade. Actas das Quartas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: CIEd, Universidade do Minho.
FRONZA, Marcelo. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Tese de Doutorado, PPGE-UFPR, Curitiba, 2012.
SOUZA, Éder C. Cinema e Educação Histórica: Jovens e sua relação com a história em filmes. Curitiba: UFPR, 2014. (Tese de Doutorado – Educação)
5.2 - Aulas práticas (Total 120 horas):
Presenciais: Encontros quinzenais, de 4 horas/aula, com o desenvolvimento, em aula, sob a orientação do docente coordenador ou de docentes convidados, de projetos de pesquisa/intervenção no ensino, fundamentado nas conceituações, debates e definições estabelecidas nas aulas teóricas. Subdividas nas seguintes etapas.
Módulo 01. Escrita do projeto (Presencial); Total: 30 horas;
Módulo 03. Análise de dados e apresentação dos resultados do projeto (Presencial). Total 30: horas.
À distância: Desenvolvimento, em instituição de ensino, de projeto de pesquisa/intervenção, fundamentado nas conceituações, debates e definições estabelecidas nas aulas teóricas.
Consistindo na seguinte etapa: Módulo 02. Aplicação do projeto (À Distância). Total 60 horas.
Avaliação: A opção é por uma avaliação formativa e processual, levando em consideração diversos fatores como: envolvimento dos participantes nas leituras e debates, desenvolvimento das atividades práticas e apresentação dos resultados da atividade prática desenvolvida. Será considerado apto a receber certificado de 120 horas/aula de participação em curso de atualização o aluno de graduação que comparecer no mínimo a 75% das aulas presenciais práticas e teóricas e entregar relatório final das aulas assistidas e dos conteúdos apreendidos. Será considerado apto a receber o certificado de 180 horas de participação em curso de aperfeiçoamento o docente, ou profissional de educação licenciado, que comparecer no mínimo a 75% das aulas presenciais teóricas e práticas e desenvolver na íntegra o projeto de pesquisa/intervenção do componente prático do curso, apresentando os resultados do projeto em artigo e comunicação desses resultados em evento aberto ao público. A regulamentação da forma de apresentação do relatório final, para o caso de alunos de graduação, e da estrutura do artigo, para o caso dos docentes e licenciados que participarem das atividades práticas, será efetuada posteriormente, e constará no relatório final do curso.
Alunos de Graduação do curso de Licenciatura em História
Professores de História e Séries Iniciais das Redes Públicas de Ensino de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu
Artigo Publicado no Anuário da Uninter, Ciudad Del Este, debatendo a formação de professores e divulgando as atividades do projeto.
Certificado de Participação do Coordenador da Ação no IV Congreso Regional de Educación, na Universidade Nacional del Este, quando apresentou o trabalho desenvolvido e divulgou as atividades da ação de extensão.
Foto tirada em 05/10/2015, durante atividades em sala de aula do curso de extensão.
Participação do docente coordenador da ação em mesa redonda durante evento na UFPR - Curitiba, quando apresentou uma das investigações desenvolvidas no âmbito das atividades práticas do curso.
Cartaz de Divulgação que, durante a fase de divulgação, foi afixado em murais na Unila-Centro, PTI, Fundação Cultural, Colégio Mitre, NRE-SEED Foz.
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