A Microbiologia Industrial é a parte da Microbiologia que se dedica à produção de bens e serviços por micro-organismos. A diversidade de áreas de aplicação da Microbiologia Industrial, como a indústria farmacêutica, alimentar, agropecuária, energética, têxtil e de tratamento de resíduos, justifica a importância e o impacto deste aprendizado na atualidade. Em adição, a formação em microbiologia industrial faz parte da industrial biotecnológica que é uma grande promessa para resolver desafios globais, oferecendo novo potencial para o atendimento da demanda mundial por alimentos, nutrição animal, combustível, materiais e mais, reduzindo, ao mesmo tempo, nosso impacto no meio ambiente. Contudo, apesar do aumento de profissionais com formação técnica ou ensino superior para atuarem nestes setores a capacitação prática nas técnicas e procedimentos laboratoriais usados nestas indústrias ainda é escassa. Neste sentido, o curso de extensão “Práticas microbiológicas básicas na indústria química, alimentícia, farmacêutica e na produção de bioetanol” tem como objetivo capacitar alunos e profissionais de nível técnico e superior interessados em microbiologia e suas aplicações na indústria fornecendo base metodológica para o desenvolvimento profissional visando também à orientação para a exploração de novos potenciais biotecnológicos e permitindo que os alunos do curso possam dar suporte em diversas áreas industriais, como também no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) industrial. O curso de extensão será composto por 32 horas, divididas em 4 horas aulas (60 minutos) no período de 10 de agosto de 2015 a 15 de outubro de 2015, distribuídos semanalmente de acordo com a disponibilidade do público-alvo. O curso tem como públicos-alvo técnicos e alunos de cursos técnicos em bioquímica e química, graduandos em ciências biológicas, biotecnologia e afins, e profissionais de nível técnico ou superior que atuam na área de interesse.
Programação:
1.Aula Prática: 4 hr: Isolamento de micro-organismos e diluição seriada.
2. Aula Prática: 4 hr: Cultura pura, preservação e coleções de cultura.
3. Aula Prática: 4 hr: Contagem de micro-organismo e teste bioquímico.
4.Aula prática: 4 hr: Preparação do inoculo, montagem da curva de crescimento microbiano em meio líquido (fermentação) e inoculação.
5.Aula prática: 4 hr: Avaliação espectrofotométrica da curva de crescimento, escalonamento e biorreatores.
6.Aula prática: 4 hr: Avaliação do crescimento em diferentes condições através da técnica de drop out.
7.Aula prática: 4 hr: Atividade antimicrobiana e produção de enzimas.
8. Aula prática: 4 hr: Avaliação dos resultados da atividade antimicrobiana, produção de enzimas e elaboração dos painéis (avaliação).
O cronograma do curso de extensão inicialmente foi proposto conforme tabela abaixo utilizando um período (matutino aos sábados ou noturno durante semana), podendo variar de acordo com a disponibilidade do laboratório de ensino no semestre de oferecimento e da disponibilidade do público-alvo, podendo ser contínuo (oito dias seguidos) ou semanalmente (uma vez por semana).
Atividade
Período (4 horas)
10/08
13/08
14/08
15/08
21/08
22/08
28/08
29/08
11/09
12/09
18/09
19/09
25/09
26/09
02/10
03/10
09/10
10/10
A definir
Preparação do material didático*
Preparação do material prático*
1º atividade
Preparação*
2º atividade
3º atividade
4º atividade
5º atividade
6º atividade
7º atividade
8º atividade e avaliação
Divulgação dos resultados
Discentes do curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade.
Técnicos e discentes de cursos técnicos em bioquímica e química, graduandos em ciências biológicas, biotecnologia e afins, e profissionais de nível técnico ou superior que atuam na área de interesse.
Folder Divulgação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6