O projeto PANAMBI IV continuação de um amplo trabalho desenvolvido anteriormente em três anos com apoio da PROEX-UNILA - assume a tarefa de atuar na formação de leitores no campo da literatura, utilizando-se de poéticas da oralidade que têm na performance o seu eixo fundamental, buscando ampliar o diálogo interdisciplinar entre diferentes modalidades artísticas (literatura, música, teatro, cinema etc.) e dando continuidade especificamente ao trabalho desenvolvido há mais de um ano por dois bolsistas da UNILA na Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa (CNI), que reúne um grupo de crianças, uma hora por semana, para falar poesia e cantar. Essas crianças dominam um vastíssimo repertório de poemas e músicas em português, espanhol e guarani. O módulo IV do projeto PANAMBI propõe a ampliação constante desse repertório incluindo, no mínimo, duas cantigas de ninar francesas que serão aprendidas pelas crianças com o auxílio de desenhos animados e com o acompanhamento da coordenadora, que é professora de francês, durante os ensaios. Os processos de criação de performances vivenciados tanto pelos bolsistas quanto pelas crianças/estudantes serão objetos de reflexão teórica, vinculados especialmente à Crítica Genética, teoria desenvolvida especialmente na França e no Brasil, que estuda os processos criativos nas artes. PALAVRAS-CHAVE Literatura; oralidades; poéticas; tradução; performance.
Discentes, docentes, técnicos administrativos
Estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio
PANAMBI III - Biblioteca Cidade Nova Informa CNI set 2014
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6