O Projeto Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: mapeamento, registro e cadastro de bens é concebido como parte de um projeto mais amplo, em desenvolvimento desde setembro de 2014, em resposta à demanda da comunidade local apresentada pela Comissão de Revisão da Lei de Patrimônio de Foz do Iguaçu durante o II SEUNI/UNILA no GT 06 - Extensão na Comunidade e referendada através de manifestação do Conselho Municipal de Políticas Culturais. O direito à cultura e ao patrimônio cultural é considerado como direito fundamental pela constituição brasileira (BRASIL, 1988), sendo fundamental para os processos sempre em curso de elaboração e atualização das identidades culturais (SANTOS, 1993). Ainda que o Brasil acumule uma trajetória considerável no que tange à identificação e preservação do patrimônio cultural (BRASIL, 2011; CASTRIOTA, 2009) essa trajetória distribui-se de maneira desigual no território brasileiro. Foz do Iguaçu possui lei voltada ao tombamento do patrimônio desde 1990, porém, nos vinte e quatro anos em que a lei esteve vigente nenhum bem foi identificado como patrimônio cultural do município. A presente proposta tem como objetivo dar início ao mapeamento de bens culturais do município, utilizando para tal sistema desenvolvido na primeira etapa do projeto, denominada Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens. O sistema desenvolvido abarca tanto a possibilidade de registro de manifestações materiais quanto imateriais do patrimônio cultural. A participação popular é aqui tomada como pressuposto para a elaboração de um mapeamento de bens patrimoniais que apresente coerência com o sistema simbólico (GEERTZ, 1989; VICTÓRA, 2000) e o território no qual o patrimônio existe enquanto empiria, no caso, o município de Foz do Iguaçu. Com a realização e a difusão do mapeamento, registro e cadastro de bens culturais de Foz do Iguaçu, principal resultado esperado, pretende-se contribuir para a valorização e a salvaguarda do patrimônio municipal. Acredita-se que o mapeamento de bens culturais é um passo importante para que se iniciem processos de reconhecimento oficial do patrimônio cultural local. O sistema e o mapeamento realizado serão disponibilizados a comunidade local e aos gestores municipais.
Servidores e Discentes
Conselho Municipal de Políticas Culturais, Comissão de Revisão da Lei de Patrimônio de Foz do Iguaçu, Comunidade local
Reunião da Comissão de Revisão da Lei de Patrimônio de Foz do Iguaçu 06/09/2014
Feira Livro I
Feira Livro II
Feira Livro III
Entrevista na Rádio CBN Foz 12/02/2015 (http://www.cbnfoz.com.br/editorial/foz-do-iguacu/entrevistas/11022015-237981-conselho-finaliza-revisao-da-lei-do-patrimonio-cultural-em-foz-do-iguacu)
Acervo GRESFI
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6