[JORNADA] JORNADA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA COM CAROLINA TEIXEIRA: POÉTICA PROTÉTICA - DEFICIÊNCIA EM PERFORMANCE E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO de 20/05/2024 a 12/06/2024
JORNADA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA COM CAROLINA TEIXEIRA
POÉTICA PROTÉTICA: DEFICIÊNCIA EM PERFORMANCE E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO

O projeto de pesquisa e extensão "Poéticas do ENTRE", em parceria com a FUNARTE, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e a SECAFE/UNILA, convida toda comunidade interessada em artes e educação para a Jornada Artístico-Pedagógica POÉTICA PROTÉTICA: DEFICIÊNCIA EM PERFORMANCE E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO, com Carolina Teixeira.

A Jornada será composta por dois eventos gratuitos:

20 de maio, 19h
PALESTRA DEFICIÊNCIA NAS ARTES E NA EDUCAÇÃO
Local: Auditório da Fundação Cultural
Rua Benjamin Constant, 62- Centro- Foz do Iguaçu
Missão: Fomentar o debate acerca da área da deficiência e o campo da acessibilidade na educação e nas artes para a produção de redes comunitárias e plurais. A presente fala de abertura objetiva a exposição acerca dos Estudos da Deficiência (Disability Studies) e suas contribuições no campo das humanidades no Brasil e no exterior, junto as suas principais correntes investigativas e desdobramentos no campo sociocultural. Entender o fenômeno da deficiência como espaço/território de conhecimento e de formação de aprendizagens é sobremodo, constituir outros eixos de articulação e percepção estética para a pesquisa e práxis educacional. Expõem-se aqui os diversos discursos sobre a Deficiência, a partir das imersões realizadas no campo artístico, político e social em 29 anos de atuação e pesquisa desenvolvidos pela ministrante. A arte e a deficiência entrecruzam-se como eixo propulsor de novas possibilidades que se vislumbram também para o campo da educação.

22 de maio a 12 de junho
(segundas, quartas e quintas-feiras das 17h-21h)
RESIDÊNCIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA POÉTICA PROTÉTICA
Local: C115- Jardim Universitário- UNILA
Missão: Promover uma formação para o artista, o educador e o cidadão a partir da experiência artístico-educacional vinculada a compreensão do fenômeno da deficiência como estética de experiência, objetivando a integração dos corpos em sua diversidade de saberes e conhecimentos. Cena, criação, política-corpo e Deficiência como campos do conhecimento humano serão questões discutidas nesta oficina-articuladora. Temas atuais como inclusão, corpo deficiente e sua inserção nas sociedades serão vivenciados e discutidos na residência. O Lugar de experiência x deficiência junto à utilização de imagens e ações sensoriais será experienciado em distintos contextos, motivando estímulos criativos e perceptivos das deficiências comuns e inventivas de cada pessoa. A metodologia investigativa será amplamente utilizada com apoio em recursos da improvisação e da performance junto a técnicas específicas acerca da Estética Acessível no trabalho com o corpo e a área de estudo da deficiência.

Sobre Carolina Teixeira
Artista-pesquisadora e mulher com deficiência. É Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atua como consultora em acessibilidade artística e educacional trabalhando em diversas instituições públicas e privadas. É autora do livro Deficiência em Cena, lançado pela Editora Ideia/PB, em 2011, relançado em 2ª edição em 2021. Atualmente, é docente no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba.

Projeto realizado com recursos do Edital Bolsa FUNARTE de Mobilidade Artística 2023.
APOIO: Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade - SECAFE/UNILA e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.