imagemEvento
Event Type: SIMPÓSIO
Event Period: Aug 16, 2021 a Aug 20, 2021
About:

No âmbito do Programa Leitorado, a promoção, no exterior, da língua portuguesa em sua variante brasileira é realizada pelos leitores em instituições de ensino superior estrangeiras. Cada realidade de ensino apresenta particularidades que só podem ser descritas ou relatadas com propriedade por quem as está vivenciando in loco.

Se por um lado a realidade dos leitorados representa um desafio, por outro, revela-se uma rica oportunidade para que o processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) seja sempre aprimorado e adaptado às necessidades de cada contexto socioeducacional. É justamente a partir desse aspecto ambivalente, que o I Conecta Leitores: Diversidade e Cooperação no Ensino de Língua e Literatura do Brasil no Exterior, realizado pela Divisão de Temas Internacionais Culturais e de Língua Portuguesa, do Ministério de Relações Exteriores, e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), promoverá o diálogo entre leitores brasileiros e segmentos sociais afins (professores, estudantes, pesquisadores), difundindo as atividades de docência, pesquisa e produção intelectual desenvolvidas no exercício dos leitorados. O principal objetivo é que a rede de leitores, ao compartilhar saberes teóricos e práticos, contribua significativamente para a produção científica e a formação de educadores nas áreas de ensino de PLA (língua, literatura e cultura brasileiras).

O evento será realizado on-line, ampliando a possibilidade de participação de leitores, ex-leitores e interessados em diferentes partes do mundo.

Associated Events:
Period of Event
MINICURSO - Como propor e ministrar um preparatório para o Celpe-Bras Aug 17, 2021 a Aug 17, 2021
MINICURSO - Explorando e recriando conteúdos da Internet na produção de textos em PLE Aug 19, 2021 a Aug 19, 2021

Organization :

Sponsors and Supporters:

Apoio/Patrocino

SIGEventos | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2021 - UNILA - vermelho1.unila.sigeventos1 v3.5.0