PRINCIPAL
O Ciclo de Diálogos de Antropologia e Diversidade Cultural Latino-Americana tem o propósito de oferecer à comunidade acadêmica e à fronteira trinacional diálogos e debates relevantes sobre o contexto social e político da América Latina.
As palestras e encontros serão realizados no Auditório do Centro de Integração da Unila, com a intenção de reunir estudantes, pesquisadores e profissionais das mais diversas graduações e instituições da região.
No dia 29 de novembro - Cornélia Eckert, professora da UFRGS.
Neste primeiro encontro, receberemos a antropóloga Cornélia Eckert, referência no campo da antropologia visual. Na palestra : Retratos da Antropologia Visual no Brasil, a professora apresentará os caminhos percorridos e os principais referenciais teóricos desse campo no Brasil.
No dia 13 de dezembro, às 19h no auditório do Centro de Integração estaremos recebendo - Annel Mejias professora da Universidad de los Andes ( ULA)
Na palestra "Estado y Espiritismo de María Lionza en Venezuela: translados simbólicos", Annel Mejias examina os translados simbólicos da figura mitológica venezuelana María Lionza. Desde a transferência da estatura de María Lionza de Caracas (capital) para Yaracuy, observa-se uma série de fluxos simbólicos. É importante notar que o culto a María Lionza é repleto de sincretismos do espiritismo e de cultis indígenas e afro-americano.
No dia 14 de dezembro, às 10h da manhã, na sala A004, bloco 01, do Centro de Integração teremos a palestra
teremos a palestra "Máscaras de clasismo/racialización: constitución de identidades políticas en Venezuela" onde a analisará o processo político na Venezuela.
Segundo a antropóloga, a formação das identidades políticas está permeada por racismos e clasismos.