DOCUMENTÁRIO ETNOGRÁFICO DAS PROFESSORAS CORNELIA ECKERT E ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA É PROJETADO N
17/11/2024
As professoras do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, Cornélia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha, tem seu documentário projetado em cinco atividades acadêmicas pela Europa, em maio e junho de 2024. O documentário intitulado "NARRATIVAS BERLINENSES E PERCURSOS ETNOGRÁFICOS", produção do BIEV (PPGAS-IFCH/UFRGS) e edição apoiada pelo CDEA UFRGS/PUCRS, trata das dinâmicas citadinas do Bairro de Kreuzberg (Berlim, Alemanha), tendo por base um exercício etnográfico de Antropologia Urbana, produzido durante o pós-doutorado das citadas antropólogas em Berlim, em 2013, no Instituto Latino Americano na Universidade Livre de Berlim.
Em Paris o filme foi projetado no Instituto Phanie para colegas de antropologia audiovisual no dia 28 de maio 2024. A atividade foi coordenada pela Profa. Sylvaine Conord (Universidade de Nanterre). No dia 29 de maio foi projetado em evento organizado pelo Center Interdisciplinary d'études et de Recherches Sur L'Allemagne (CIERA) e pela Maison Heinrich Heine, na Cidade universitária internacional de Paris. Na ocasião, o evento foi coordenado por Nathalie Faure (CIERA, Sorbonne) e por Franziska Humphreys (Diretora da Casa da Alemanha).
Na sequencia foi realizado uma mesa redonda para debater o filme pelos professores convidados Gabriel Feltran e Cécile Cuny, com debate animado por Charlotte Halpern (CIERA). Na França o filme foi igualmente projetado na cidade de Amiens na Universidade Picardie du Nord no âmbito de evento do Grupo de pesquisa Habitats dans le Monde, e coordenado pela Profa. Sophie Chevalier (Université Picardie du Nord).
Em Berlim, Alemanha, o filme foi projetado no dia 24 de maio 2024, no Colóquio de pesquisa de doutorandos e mestrandos no âmbito da disciplina Kultur und Sozialanthropologie Lateinamerika, na Universidade Livre de Berlim. O convite para participar com a projeção do filme seguido de debate foi realizado pela ministrante da disciplina Profa. Dra. Stephanie Schütze da FUB.
Por fim, organizado pelo Centre Marc Bloch, o documentário foi projetado no Sputnik Kino, seguido de debate com o público presente coordenado pela Profa. Hélisenne Lestringant. Presentes na ocasião, estavam dois colegas antropólogos brasileiros: Jaqueline Ferreira e Gustavo Lins Ribeiro, além de outros colegas alemães, franceses, mexicanos, brasileiros e turcos.