[PALESTRA] Seminário de Pesquisa em História - PPGHIS/UNILA e PPGH/Unioeste de 30/05/2023 a 30/05/2023
O Seminário de Pesquisa em História integra os diálogos, intercâmbios e projetos de cooperação em processo de implementação entre o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PPGHIS/UNILA), sediado em Foz do Iguaçu, e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Oeste do Paraná (PPGH/Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon.

O seminário faz parte de um conjunto maior de ações conjuntas, a serem realizadas no âmbito da pesquisa e do ensino, visando a interlocução acadêmica, inovação e internacionalização a partir das parcerias institucionais entre docentes e discentes dos programas. Neste primeiro encontro, a ser realizado no dia 30 de maio de 2023, às 14h, no Jardim Universitário (UNILA - Sala G102) teremos a participação das seguintes conferencistas:

Profa. Dra. Ruthie Meadows (University of Nevada), que proferirá a palestra "La eficacia del sonido: El poder, la potencia, y la promesa en la música cubana translocal";

Profa. Lydia Huerta Moreno (University of Nevada), que proferirá a palestra "Transformando luto em luta: a política afetiva do feminicídio nas Américas".

Currículo resumido das palestrantes:

Profa. Dra. Ruthie Meadows é professora assistente (Assistant Professor) no Departamento de Música da University of Nevada, em Reno. É doutora em Etnomusicologia pela University of Pennsylvania. Sua tese de doutorado intitula-se "Ifá Tradicional Nigeriano: The Polemics of Re-Yorubized Spirituality in Cuban Sound". Também é autora do livro "The Efficacy of Sound: Power, Potency and the Promise in the Translocal Ritual Music of Cuban Ifá" (no prelo, University of Chicago Press), além de diversos artigos e publicações.

Profa. Dra. Lydia C. Huerta Moreno é professora assistente (Assistant Professor) no Departamento de Gênero, Raça e Identidade da University of Nevada, em Reno. É doutora em Linguagens e Culturas Ibéricas e Latino-Americanas, pela Universidade de Texas (Austin), com tese de doutoramento intitulada "Affecting Violence: Narratives of Los Feminicidios and their Ethical and Political Reception". Além de artigos acadêmicos e capítulos de livros publicados, é autora, ao lado de Sanchez Volatier, do livro "Introduction to Latinx Social Sciences and Cultura Studies" (Cognella Academic Publishing, 2022).