MARCELO PATROCÍNIO BRUZINGA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, na linha de pesquisa Geopolítica, Fronteiras e Regionalização. Graduado em Direito pela PUC Minas, possui sólida experiência na área de direito administrativo com ênfase em processos licitatórios. Foi extensionista no Projeto LER (Leitura e Escrita para Refugiados) da PUC Minas e ex-presidente e cofundador da AGIR MG (Associação Garantidora de Integração aos Refugiados), uma organização sem fins lucrativos. Integra o grupo de estudos "Haiti: Descolonização e Libertação - Estudos Contemporâneos e Críticos" e participou da Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Atendimento ao Migrante, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. Voluntário na Casa do Migrante pelo projeto de extensão da Cátedra Sérgio Vieira de Melo UNILA na Comunidade, atua como pesquisador voluntário no Observatório da Geopolítica Energética e no Observatório da Geopolítica da Integração. Também é membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB, seccional Foz do Iguaçu/PR.

Cinedebate promovido pelo PET/Conexão de Saberes e CSVM

Exibição do documentário sobre refugiados venezuelanos chamado 'Aqui en la frontera (86 min)' e em seguida um debate sobre o longa-metragem com a presença de três convidados.