26 de agosto:

14: Lançamento de livro (remoto)

Prof. Samuel Coghe (Universidade de Gante) - “População nos Trópicos: Demografia, saúde e transimperialismo na Angola colonial”

19h: Conferência de abertura (presencial):

“Os cristãos da Etiópia  e do Kongo face ao Mediterrâneo: uma outra história das conexões entre a Europa e a África, séculos XV-XVII”

Palestrante: Prof. Dr. José Rivair Macedo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

27 de agosto:

14h: Mesas de apresentações de pesquisas de graduação e pós-graduação (comunicações presenciais).

19h: Mesa redonda: Pesquisar e ensinar África e suas diásporas na UNILA (presencial)

“África no mundo contemporâneo: Os dilemas do Estado e da Nação”

Palestrante: Prof. Dr. Mamadou Alpha Diallo (UNILA)

28 de agosto:

14h: Mesa redonda: África(s) e diásporas em pesquisas de pós-graduação (remoto)

"Irmãos no sofrimento, irmãos na resistência: assembling a unidade proletária e a emancipação negra nas redes de militância moçambicano-brasileiras"

Palestrante: Profa. Me. Julimar del Carmen Mora Silva (PUC-Rio)

"Ayabás: história, memória e trajetória de mulheres negras em Teresina/Piauí (1980-2000)"

Palestrante: Profa. Me. Juliana Alves de Souza (UNILA)

19h: Mesa redonda - História da África e o mundo atlântico (remoto)

Palestrante: Profa. Dra. Mariana Bracks Fonseca (Universidade Federal de Sergipe)

29 de agosto:

9h: Oficina de suaíli - Prof. Jean Bosco Kakozi Kashindi (Colmex) (remoto).

14h: Conferência de encerramento (remoto)