Principal

[SEMANA INTEGRADA] 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE de 19/10/2026 a 23/10/2026

A 8ª SIEPE vem aí com o tema “Ciência Delas”.

Com programação de 19 a 23 de outubro de 2026, o evento busca divulgar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA. Sendo um momento para promover reflexões sobre temas relevantes em diversas áreas, por intermédio dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da universidade.

Integram a 8ª SIEPE os seguintes eventos:

    • EICTI 2026 - 15º Encontro Anual de Iniciação Científica e 11º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

    • 13º SEUNI - Seminário de Extensão da UNILA

    • 7º SAFOR - Seminário de Atividades Formativas

    • 7ª Mostra de Cursos de Graduação 

    • 2º SIPOG - Seminário Integrado da Pós-graduação

    • 2º VITAE - Vivências em Pesquisa dos TAEs

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
II VITAE: Vivências em Pesquisa dos TAEs 22/10/2026 23/10/2026
2º VITAE: Vivências em Pesquisa dos TAEs faz parte da 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA

Todas as atividades relacionadas ao tripé ensino, pesquisa e extensão nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) contam, de forma direta ou indireta, com a atuação dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs).

A natureza do trabalho desses profissionais abrange desde o planejamento, organização, execução e avaliação das atividades de apoio técnico-administrativo ao ensino, à pesquisa, à extensão, à inovação e empreendedorismo, e à assistência à saúde, até a realização de tarefas específicas que envolvem a utilização de recursos materiais, financeiros e humanos, assegurando a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações acadêmicas.

Na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), muitos servidores ocupam papel ativo no contexto acadêmico não apenas na gestão, mas também como pesquisadores. O quadro da instituição conta com especialistas, mestres e doutores, cuja produção científica merece destaque e visibilidade, evidenciando a relevância de sua contribuição para o avanço do conhecimento.

Com o propósito de valorizar a pesquisa desenvolvida pelos TAEs e de fortalecer sua relação com os objetivos institucionais no campo científico, o Departamento de Pesquisa (DEPESQ), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNILA, promoverá o II VITAE: Vivências em Pesquisa dos TAEs.


XIII SEUNI 19/10/2026 19/10/2026
O XIII SEUNI compõe a VIII Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA - SIEPE, programado para os dias 19 a 23 de outubro de 2026.
Entende-se por apresentador(a) de trabalho, o(a) extensionista com vínculo de:
a) discente bolsista; 
b) discente voluntário(a).
É obrigatória a apresentação de trabalho no XIII SEUNI pelo(a) discente que desenvolve ou desenvolveu atividade como bolsista em ações de extensão vigentes no ano de 2026, vinculadas aos Editais:
a) Chamada Pública n.º 04/2026/PROEX - Ações Estratégicas - Feira Agroecológica da UNILA, Comunica Extensão, Museu Digital UNILA (MUD), UNILA de todos os cantos e Grupo de Teatro Universitário da UNILA; 
b) Chamada Pública n.º 28/2025/PROEX - Ação Estratégica - Feira Agroecológica da UNILA; 
c) Chamada Pública Conjunto n.º 01/2025/PRPPG/PROEX - PROEXT-PG - Iniciação à Extensão Universitária e Articulação Comunidade-Universidade no Âmbito do Programa Capes PROEXT-PG; 
d) Edital n.o 27/2025/PROEX - PIBEX 2025-2026 - Edição Professora Sueli Édi Rufini; 
e) Chamada Pública n.º 25/2025/PROEX - Programa Universidade Sem Fronteiras do Governo do Paraná - Projeto Universidade e Sociedade; 
f) Edital Conjunto n.º 01/2025/PRPPG/PROEX - Iniciação à Extensão Universitária e Articulação Comunidade-Universidade - PIBIS UNILA 2025-2026; 
g) Edital n.º 14/2025/PROEX - PROBEX - Planos de Trabalho - 2025-2026.
EICTI 2026 - 15º Encontro Anual de Iniciação Científica e 11º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 21/10/2026 23/10/2026
O 15º Encontro Anual de Iniciação Científica e 11º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação fazem parte da 8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA