O trabalho de ensino escolar para alunos com Trissomia do Cromossomo 21 com e sem comorbidades, no E
EMENTA: O curso O trabalho de ensino escolar para alunos com Trissomia do Cromossomo 21
com e sem comorbidades, no Ensino Comum: protocolos do AEE e o ensino escolar
tem por objetivo apresentar os principais elementos do Plano Educacional
Individualizado - PEI, e dos protocolos do Atendimento Educacional
Especializado para avaliação inicial dos alunos em questão e planejamento do
trabalho pedagógico, no contexto do ensino comum. O curso está direcionado a
apresentação de protocolos de avaliação e ensino que conduzem a práticas
baseadas em evidências científicas. Serão abordados orientações legais para o
atendimento educacional dos alunos, público da modalidade de educação especial
no ensino comum, além de abordar normas específicas para o atendimento educacional
especializado. O curso é indicado para professores das redes de ensino da
Educação Básica, que trabalham com casos de alunos com Trissomia do Cromossomo
21 com e sem comorbidades (exemplo: Transtorno do Desenvolvimento Intelectual -
TDI e/ou que fazem parte do público dos alunos com Transtorno do Espectro
Autista). No minicurso serão abordados temas relacionados aos seguintes eixos
de necessidades educacionais especiais: a) acesso ao currículo escolar; b)
comunicação, habilidades sociais e vínculos; c) atividades de vida prática e de
vida diária; d) orientação e mobilidade. Os participantes serão convidados a
trocar experiências de práticas, metodologias, técnicas e estratégias que podem
orientar o processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos que apresentam
alguma necessidade educacional especial. O minicurso se justifica pela necessidade urgente de
formação continuada para professores, cursos que apresentem conhecimentos e
habilidades de forma eficiente e significativa, considerando o número,
intensidade e diversidade das demandas do público alvo da Educação Especial, no
contexto da escola inclusiva. Para o momento da prática prevista no
minicurso sugerimos que os participantes levem (formato impresso) estudos de
casos, das Salas de Recursos Multifuncionais (um pelo menos) e/ou Plano de
Atendimento Individualizado sem dados ou informações que possam identificar os
alunos, caso tenham acesso. Limite de vagas: 65 vagas a ser realizada em sala
de aula com carteiras e cadeiras móveis.