Palestrantes

ANA PAULA SANTI

Professora da Rede Municipal de Ensino de Toledo-PR. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História (Unioeste-Marechal Cândido Rondon-PR). E-mail: paulasanti0109@gmail.com.

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/0756176220799665

O trabalho de ensino escolar para alunos com Trissomia do Cromossomo 21 com e sem comorbidades, no E

EMENTA: O curso “O trabalho de ensino escolar para alunos com Trissomia do Cromossomo 21 com e sem comorbidades, no Ensino Comum: protocolos do AEE e o ensino escolar” tem por objetivo apresentar os principais elementos do Plano Educacional Individualizado - PEI, e dos protocolos do Atendimento Educacional Especializado para avaliação inicial dos alunos em questão e planejamento do trabalho pedagógico, no contexto do ensino comum. O curso está direcionado a apresentação de protocolos de avaliação e ensino que conduzem a práticas baseadas em evidências científicas. Serão abordados orientações legais para o atendimento educacional dos alunos, público da modalidade de educação especial no ensino comum, além de abordar normas específicas para o atendimento educacional especializado. O curso é indicado para professores das redes de ensino da Educação Básica, que trabalham com casos de alunos com Trissomia do Cromossomo 21 com e sem comorbidades (exemplo: Transtorno do Desenvolvimento Intelectual - TDI e/ou que fazem parte do público dos alunos com Transtorno do Espectro Autista). No minicurso serão abordados temas relacionados aos seguintes eixos de necessidades educacionais especiais: a) acesso ao currículo escolar; b) comunicação, habilidades sociais e vínculos; c) atividades de vida prática e de vida diária; d) orientação e mobilidade. Os participantes serão convidados a trocar experiências de práticas, metodologias, técnicas e estratégias que podem orientar o processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial. O minicurso se justifica pela necessidade urgente de formação continuada para professores, cursos que apresentem conhecimentos e habilidades de forma eficiente e significativa, considerando o número, intensidade e diversidade das demandas do público alvo da Educação Especial, no contexto da escola inclusiva. Para o momento da prática prevista no minicurso sugerimos que os participantes levem (formato impresso) estudos de casos, das Salas de Recursos Multifuncionais (um pelo menos) e/ou Plano de Atendimento Individualizado sem dados ou informações que possam identificar os alunos, caso tenham acesso. Limite de vagas: 65 vagas a ser realizada em sala de aula com carteiras e cadeiras móveis.