Palestrantes

WELINGTON FRANCISCO

Bacharel (2008), licenciado (2011) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista. Concluiu o mestrado em Química (2011) pela mesma instituição, onde trabalhou com processos de extração, separação, purificação e elucidação estrutural de Produtos Naturais e doutor em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás, com tese na área de ensino de Química. Desde 2008, foi professor de cursos pré-vestibulares na cidade de Araraquara, onde entre controvérsias e desafios, conseguiu utilizar em suas aulas a experimentação investigativa para debater e explicar diferentes conceitos científicos, entremeio a preocupação com o vestibular. Foi professor na Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi de 2011 a 2017. Atualmente, é professor Associado I da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) e professor permanente dos Programas de Pós-graduação: em Química da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi e Profissional em Educação na UNILA, além de colaborar nos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores na Universidade Federal de Alagoas - campus de Arapiraca e Interdisciplinar de Energia e Sustentabilidade na UNILA. Sua principal área de atuação é centrada no Ensino de Química (Ciências), em que desenvolve atividades voltadas para estratégias/instrumentos metodológicos para o ensino e aprendizagem, sobretudo com o uso de casos investigativos, apropriação cognitiva por meio de relações com o saber, espaços não formais de educação e divulgação científica por meio de teatro.

Palestra: Teatro científico e suas potencialidades para a divulgação científica e formação docente

A palestra abordará como o teatro científico pode contribuir para divulgar a ciência a partir dos pressupostos da Cienciarte, assim como suas possibilidades para fomentar a formação docente.